Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 21 de Janeiro de 2006 às 11:23

    Imprimir


Pelo menos seis policiais morreram e três ficaram gravemente feridos em dois ataques da guerrilha maoísta contra patrulhas policiais em Nepalganj, cerca de 500 quilômetros ao sudoeste de Katmandu, na sexta-feira pela noite, informou hoje a rádio estatal. As patrulhas circulavam pelo centro da localidade, o principal povoado da região ocidental do Nepal, onde atuam os rebeldes maoístas.

Os guerrilheiros não sofreram baixas, segundo a Rádio Nepal, que relatou que as forças rebeldes eram muito numerosas e fugiram depois dos ataques.

Uma das patrulhas estava muito próxima à fronteira com a Índia e vários dos policiais cruzaram para o outro lado depois do ataque, segundo as fontes.

Desde que suspenderam um cessar-fogo unilateral de quatro meses em 2 de janeiro, os maoístas, que usam armas desde 1996 para estabelecer uma república e acabar com a monarquia, repetiram os ataques contra as forças de segurança em uma tentativa de boicotar as eleições municipais previstas para 8 de fevereiro.



No fim de semana passado atacaram dois postos de Polícia no vale de Katmandu, causando a morte de 12 policiais e forçando o Governo a declarar um toque de recolher em toda a cidade.

Cerca de de 13.000 pessoas morreram nesta década em conseqüência do conflito.

Estes últimos ataques acontecem um dia depois de a oposição ao rei Gyanendra tentar sem sucesso convocar um protesto em massa contra o regime e depois que vários de seus principais líderes foram detidos em meio ao protesto da comunidade internacional.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/323446/visualizar/