Repórter News - www.reporternews.com.br
Noticias da TV
Sábado - 21 de Janeiro de 2006 às 10:55

    Imprimir


"Parece que as fadinhas da Flor protegem a novela e tudo acaba dando certo". A afirmação lúdica é de Patrícia Moretzsohn, responsável pela adaptação do roteiro original da trama argentina Floricienta, e explicita bem o clima que domina a produção de Floribella.

Os bons fluidos da "novelinha" da Band, feita em parceria com a produtora RGB, explicariam a audiência média de cinco pontos na primeira temporada, considerada ótima pela emissora. Tanto que a trama volta à telinha para uma nova temporada a partir desta segunda, dia 23.

Entre as novidades que chegam à mansão dos Fritzenwalden, está a presença de Mário Frias como Conde Máximo, o mais novo pretendente ao amor de Flor, personagem de Juliana Silveira. "É muito gostoso entrar em um projeto vitorioso", diz o ator.

O sucesso de Floribella se expressa além dos frios números da audiência. A primeira temporada gerou uma série de produtos licenciados - álbum de figurinhas, CD, DVD, linha de calçados, etc - com boa resposta de venda. Para os protagonistas, porém, a repercussão positiva de Floribella é percebida através do carinho do público. "Eu noto uma expectativa do público que beira o fanatismo", espanta-se Juliana Silveira.

Exatamente por ter sido bem-sucedida, a segunda temporada de Floribella tem novidades, mas mantém os principais elementos do primeiro ano. A base do elenco foi mantida e os aspectos lúdicos e até ingênuos, que atraíram a fidelidade do público infanto-juvenil, ainda pontuam a trama.

Da mesma forma, a música, um dos ingredientes que contribuíram para o sucesso da novela, continua forte na trama, tanto nos clipes, inseridos no contexto da história, quanto na maior participação dos atores nas gravações das músicas do novo CD.

Para Letícia Colin, que interpreta a Marta, esse ambiente musical ainda é uma novidade. "Eu gravei uma faixa solo, uma música romântica. E estou muito ansiosa porque foi a primeira vez que eu cantei de verdade e ainda nem ouvi como ficou", revela.

O entusiasmo do jovem elenco, que poderia soar como uma empolgação típica da idade, é compartilhado pelos adultos que comandam a novela. Entre os diretores e roteiristas, é comum a opinião de que os frutos conquistados com a primeira temporada permitem que Floribella possa arriscar mais.

Para o diretor Sacha, o sucesso da novela, a boa energia em torno do projeto e o clima de magia da trama são a senha para que a segunda temporada não apenas mantenha, artisticamente, a fórmula bem-sucedida, mas busque dar um passo além. "Na prática a gente vem com uma ousadia um pouco maior de enquadramento, nas passagens. É uma linguagem pouco usada na teledramaturgia brasileira", explica.

O roteiro da novela segue o mesmo espírito de ousadia. Segundo Patrícia Moretzsohn, a novelinha da Band reestréia com mais mágica, mais clipes e abordando mais os assuntos relevantes para o público adolescente, como paqueras, timidez e as expectativas quanto ao futuro.

Para a autora, a diferença entre partir de um projeto do zero, que pode dar certo ou não, e retomar uma produção de sucesso é enorme. "Claro que a emissora quer que continue dando uma audiência legal. Mas a gente conquistou tudo isso e acho que ganhamos o direito de arriscar um pouco", raciocina.

Grande negócio

A boa resposta de audiência de Floribella trouxe a reboque vários bons negócios, através de diversos produtos licenciados. O CD com a trilha da "novelinha" e o DVD com o especial de Natal de Floribella superaram as expectativas.

O primeiro tinha projeção de vender 50 mil unidades e, em seis meses, chegou à marca de 200 mil cópias vendidas. Já o DVD ultrapassou as 50 mil cópias. "Eu nem sabia que cantava e nós conseguimos essas ótimas vendagens", comemora a atriz Juliana Silveira.

A novela da Band alavancou também vendas de uma enorme lista de itens: linhas de tênis e sapatilhas, bonecas, jogos de tabuleiro e um álbum de figurinhas que vendeu nada menos do que 6 milhões de pacotes de cromos. O êxito nos negócios em torno da novela faz, inevitavelmente, a emissora repensar, desde já, seus planos de encerrar a trama ao fim da segunda temporada. "Existe, sim, a possibilidade de uma terceira temporada", admite a diretora geral Elisabetta Zenatti.

O sucesso de Floribella representa para a Band, ainda, uma sólida base para que a emissora efetive um segundo horário de teledramaturgia em sua grade de programação. Para o vice-presidente da emissora, Marcelo Parada, o sucesso da novelinha jovem e os bons índices da reprise de Mandacaru, que vem mantendo média de 5,5 pontos, com picos de 8 pontos, são motivos para pensar um futuro próximo com otimismo. "Depois de cinco anos, a Band voltou a ter um núcleo consistente de teledramaturgia", avalia.

Instantâneas # Um dos atrativos do início da segunda temporada de Floribella serão as participações especiais. Entre os nomes confirmados estão os de Cristina Pereira, Guilherme Leme, Antônio Pedro e Vanessa Bueno.

# Outra novidade da segunda temporada é que Floribella, antes exibida de segunda a sexta, passa a ter capítulos inéditos também aos sábados. # A previsão inicial da Band é que a temporada 2006 da novela tenha 174 capítulos, com previsão de término para agosto.

# O novo CD, com a trilha da segunda temporada da novela, já sai da fábrica com uma tiragem inicial de 50 mil cópias. # A equipe da novela teve apenas cinco dias de descanso entre uma temporada e outra, já que os primeiros capítulos da segunda temporada foram gravados no final de 2005.

Conheça os personagens

# Flor (Juliana Silveira) - É curiosa, agitada e impulsiva. Raramente pensa antes de falar e sempre fala muito. Seus gestos não são refinados, mas são graciosos. Flor perdeu a mãe e descobriu ser meia-irmã de Delfina. Com a chegada do Conde Máximo, vai sentir uma antipatia por ele, mas se enternecerá ao perceber que ele gosta das crianças.

# Conde Máximo (Mário Frias) - Primeiro na linhagem real para substituir o rei Totoca. Bon vivant, é um típico playboy que nunca teve de trabalhar. É um conquistador, mas não leva muito a sério as mulheres que conhece. Tudo muda em sua vida quando ele recebe a tutela dos Fritzenwalden e conhece Flor.

# Guto (Gustavo Leão) - Surfista bonito e dedicado, começou a adquirir responsabilidade depois que se apaixonou por Moniquinha. Tornou-se estudioso e engajado, preocupado com a faculdade, mas sem se afastar do surfe e da natureza. Irá conhecer Ágata, que vai gerar muita dor de cabeça para ele.

# Betinho (Gabriel Lasmar) - Irmão gêmeo de Guto, é especialista em informática. Era tímido, mas desde que Flor lhe apresentou vários amigos, mudou bastante. Depois da fase dos namoros virtuais, agora está disposto a namorar no mundo real.

# Olívia (Julianne Trevisol) - Prima dos Fritzenwalden, mora na Alemanha e é órfã. Gosta do noivo pela segurança que ele lhe dá, mas no fundo é uma romântica. Na volta ao Brasil, percebe que o amor de infância que sentia por Betinho resistiu ao tempo.

# João Pedro, JP (Johnny Massaro) - Estudioso, JP era fechado e introvertido, mas agora é um pré-adolescente em crise de identidade. Estará cada vez mais focado nas suas conquistas e nos questionamentos de sua idade.

# Joca (João Víthor) - O esperto caçula dos Fritzenwalden é um monstrinho sedutor. Cheio de caprichos, sempre se safa dos castigos. Ciumento, está sempre disposto a inventar alguma armação para Malva e Delfina.

# Renatinha (Isabella Cunha) - Perdeu-se de sua mãe e estava morando na rua quando Flor a encontrou e a levou para a mansão dos Fritzenwalden. Sua mãe depois de um tempo apareceu, mas ela preferiu se dividir e morar nas duas casas.

# Malva (Suzy Rêgo) - Viúva do milionário Armando Bettencourt, nunca amou seu marido. Vive procurando uma nova oportunidade de dar o golpe do baú. Seu mau humor chega a ser engraçado, assim como sua compulsão para fazer o mal.

# Delfina (Maria Carolina Ribeiro) - Filha de Malva, cresceu consciente de sua beleza. É ambiciosa e cheia de caprichos. Seu objetivo é conquistar o Conde Máximo para tornar-se rainha. Mas para isso terá de eliminar a irmã Flor, a quem detesta.

# Ricardo (Gilberto Hernandez) - É primo de Batuca. Apaixonou-se por Malva e ela por ele. Boa pinta, ajuda Malva nos seus planos de ascensão, mas não gosta de vê-la se jogando para os velhinhos trilhardários.

# Luciano (Bruno Padilha) - Ex-marido de Delfina, por quem foi abandonado, é ambicioso e vingativo. Tentou ficar milionário para impressioná-la mas acabou virando ladrão. Chega à mansão dos Fritzenwalden disfarçado como professor para cuidar das crianças.

# Evaristo (Leonardo Cortez) - O mordomo do conde é meticuloso e detalhista. Culto e refinado, cuida de Maximo há anos e ninguém o conhece como ele. Mais que mordomo, é amigo e conselheiro.

# Helga Beethoven (Vic Amor Militello) - Nasceu e cresceu na Alemanha. É uma governanta eficiente e confiável. Trabalha com os Fritzenwalden há anos, mas nunca aprendeu Português direito. Mistura amor maternal com rigor militar.

# Batuca (André Luiz Miranda) - É irmão postiço de Flor e ganhou o apelido quando começou a tocar bateria. É generoso e íntegro. Toca uma estação de rádio e logo irá morar com DiCaprio, Betinho e Guto, num verdadeiro QG da galera.

# DiCaprio (Bruno Miguel) - Boa pinta e trabalhador, grande guitarrista, vai trabalhar na rádio. Tem um fraco por rabos-de-saia e sempre inventa novas conquistas. É um grande amigo de Marta e não percebe que está se apaixonando por ela.

# Marta (Letícia Colin) - Menina simples conheceu uma galera moderninha e se interessou por produção de eventos. Vai trabalhar na rádio como locutora e DJ, até se juntar à banda de Flor. Amiga de DiCaprio, verá a amizade se transformar em paixão.

# Moniquinha (Yana Sardenberg) - A "patricinha" Moniquinha era namorada de Guto até chegar de viagem e encontrá-lo aos beijos com Ágata. Não perdoa a traição, apesar de Guto jurar que a ama. Vai acabar juntando-se à banda de Flor.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/323453/visualizar/