Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 21 de Janeiro de 2006 às 10:43

    Imprimir


A milenar cidade de Tiahuanaco, no planalto andino, será palco da cerimônia mais emotiva entre os atos que transformarão o aimara Evo Morales em presidente da Bolívia.

Passado, presente e futuro se unirão no dia em que Morales será homenageado pelos índios como sua máxima autoridade num ritual carregado de mística, após submeter-se à purificação e à bênção dos sacerdotes.

O lugar eleito para esta singular cerimônia é o complexo arqueológico de Tiahuanaco, que fica 71 quilômetros a oeste da cidade de La Paz e a mais de 3 mil metros de altura.

Morales agradecerá hoje às divindades andinas pela vitória eleitoral obtido nas urnas em 18 de dezembro, quando conseguiu a Presidência da Bolívia por maioria absoluta.

Ontem, a atividade em Tiahuanaco era frenética devido à quantidade de curiosos e organizadores presentes, que são membros das comunidades indígenas encarregados da limpeza e da segurança para que tudo esteja pronto para a grande ocasião.

Hoje, são esperadas em Tiahuanaco até 50 mil pessoas, entre convidados, curiosos, turistas e jornalistas.

Em meio ao caos e à ilusão, os originais do planalto tentarão recuperar seu passado quando o aimara Evo Morales se tornar o primeiro presidente indígena da Bolívia e homenagear seus antepassados em Tiahuanaco.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/323456/visualizar/