Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 21 de Janeiro de 2006 às 09:40

    Imprimir


PRISTINA - O presidente do Kosovo, Ibrahim Rugova, morreu em conseqüência de um câncer de pulmão diagnosticado em setembro, informou hoje a rádio kosovar, que cita fontes ministeriais.

Este líder separatista da maioria albanesa do Kosovo confirmou em 5 de setembro que sofria de um câncer pulmonar e manifestou sua intenção de continuar no cargo para participar das negociações sobre o futuro estatuto da província.

Semanas mais tarde, Rugova, de 61 anos, foi eleito como presidente da equipe albano-kosovar para as negociações, que deveriam ser iniciadas em breve.

Rugova dominava a cena política do Kosovo desde o início da década de 90, quando se pôs à frente de um amplo movimento de resistência pacífica albano-kosovar ao regime do então presidente da Sérvia, Slobodan Milosevic, que tinha abolido a autonomia dessa província meridional sérvia.

Em 1992, Rugova foi eleito "presidente" da "república" do Kosovo, autoproclamada pelos albano-kosovares e jamais reconhecida internacionalmente.

Durante o conflito entre a guerrilha separatista albano-kosovar do Exército de Libertação do Kosovo (UCK) e as forças de segurança sérvias (1998-1999) parecia que Rugova tinha perdido a popularidade entre os albano-kosovares. No entanto, depois do fim da guerra, quando a província foi posta sob protetorado provisório da ONU, em junho de 1999, Rugova foi eleito, em 2002 e 2004, como presidente do Kosovo e sua Liga Democrática do Kosovo (LDK) foi o partido mais votado em ambas as eleições parlamentares realizadas na província.

O chefe da missão Unmik da ONU, Soren Jessen-Petersen, convocou uma reunião urgente com os membros da equipe negociadora para o estatuto.





Fonte: JB Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/323476/visualizar/