Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 14 de Janeiro de 2006 às 23:28

    Imprimir


"Ação ética nos serviços do voluntariado" será o tema da palestra a ser proferida pelo presidente da Cruz Vermelha em Mato Grosso, Major Paulo Wolkmer, na próxima terça-feira (17/01), às 9h, no auditório da Cemat, no Morro da Luz. O evento é promovido pelo Comitê de Trabalho Social da concessionária de energia elétrica do estado, sob a coordenação da assistente social Maria de Lourdes Turbino Neves.

O objetivo da palestra é divulgar as ações da Cruz Vermelha e incentivar os funcionários da Cemat a praticar o voluntariado empresarial. Segundo a assistente social, o voluntariado implica na melhora do clima organizacional na empresa, no fortalecimento do trabalho em equipe e na ampliação do conceito e da prática da responsabilidade social.

O voluntariado empresarial é um conjunto de ações realizadas por empresas para incentivar e apoiar o envolvimento dos funcionários em atividades voluntárias em prol de uma causa, de uma instituição ou de grupos de beneficiários específicos. Essa prática chegou ao Brasil nos anos 90 e tem se firmado como um dos principais caminhos para o desenvolvimento de políticas de responsabilidade social nas empresas.

E a Cemat se mostra cada vez mais engajada nesse movimento, preocupando-se em desenvolver políticas e ações de forma ética e responsável em consonância com a comunidade assim como com o corpo funcional da empresa. Dessa forma, ela caracteriza-se como uma empresa socialmente responsável, capaz de atender os interesses não só dos acionistas e proprietários, como também dos consumidores, comunidade, fornecedores, governo e do meio ambiente.

‘De Mãos Dadas’

De acordo com o Centro de Voluntariado de São Paulo, uma das formas mais valiosas da empresa colaborar com o desenvolvimento social do país é a transferência de conhecimentos de planejamento e gestão para as organizações sociais. Foi pensando nisso que os colaboradores da Cemat criaram, em 2002, o projeto ‘De Mãos Dadas’, com a intenção de estruturar um programa de voluntariado na empresa, e, com isso, criar um canal para esta transferência, mantendo-o em atividade até hoje.

A proposta do ‘De Mãos Dadas’ é envolver os funcionários em ações que possam auxiliar instituições assistenciais a melhorar a qualidade de vida das pessoas atendidas. Cerca de 13 mil pessoas já foram atendidas pelo projeto em todo estado. “Os colaboradores da Cemat acreditam que podem ajudar a resgatar a cidadania de muita gente, por isso participam do ‘De Mãos Dadas’, uma importante ferramenta de interação dos funcionários com a comunidade carente”, afirma o Vice-presidente de Operações da Cemat, Antonio da Cunha Braga.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/324859/visualizar/