Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Terça - 10 de Janeiro de 2006 às 08:31

    Imprimir


O Rio Grande do Sul, apesar de não ter registrado temperatura superior à de domingo, quando chegou a fazer 41,6 graus na estação da Climatologia Urbana em Igrejinha, viveu mais um dia escaldante nesta segunda-feira. Às 14h, a sensação térmica chegou a 44,8 graus no Aeroporto Rubem Berta, eme Uruguaiana. Às 15h, em Porto Alegre, a sensação térmica na região do Aeroporto Salgado Filho chegou a 45,1 graus. A maior temperatura no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira foi registrada em Campo Bom com 39,3 graus. Em todo o interior do Rio Grande do Sul o cenário se repetiu com temperatura do ar entre 35 e 40 graus com valores de índice de calor oscilando de 38 a 45 graus.

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo apurou que Campo Bom nunca havia registrado uma seqüência de três dias com temperaturas acima de 39 graus no mês de janeiro desde a abertura da estação do Inmet em 1984. Depois dos 39 graus de sábado e dos 41,2 de domingo, a cidade registrou 39,3 graus nesta segunda-feira.

Em 22 anos de observação meteorológica na cidade, apenas uma vez antes Campo Bom havia tido três dias consecutivos com máximas acima de 39 graus. Foi entre 14 e 16 de novembro de 1985, quando, aliás, se estabeleceu o recorde histórico de calor no município que se mantém até hoje de 41,9 graus.

Em outro destaque histórico, a cidade mais fria do Brasil registrou nesta segunda a maior temperatura no mês de janeiro desde 1963. Os termômetros da estação mantida pela Epagri/Inmet acusaram uma máxima de 29,2 graus em São Joaquim, a maior marca neste mês desde os 30,6 graus observados há mais de quatro décadas. Foi a terceira maior temperatura na cidade registrada no mês de janeiro desde o início das observações em 1955. As maiores marcas deste mês em São Joaquim seguem sendo 30,8 em 1958 e 30,3 em 1963.

Os meteorologistas da Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo alertam que esta terça-feira pode ser tão ou mais quente que o domingo passado no Rio Grande do Sul. "Estamos trabalhando com a idéia de uma temperatura máxima ao redor de 41,5 graus em Campo Bom nesta terça-feira", comentou o Diretor-Geral da Climatologia Urbana Eugenio Hackbart.

Em Porto Alegre, a previsão da Climatologia Urbana é que a temperatura possa atingir 40 graus, especialmente na área central da cidade e na zona norte. Regiões mais arborizadas como o Jardim Botânico, a Redenção e a zona sul da capital tendem a registrar máximas entre 37 e 39 graus. A temperatura segue variando entre 37 e 40 graus na quarta-feira e no restante da semana, o que deve aumentar a ocorrência de temporais da tarde para a noite nesta terça-feira e na seqüência dos próximos dias, advertem os meteorologista da Climatologia Urbana.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/326279/visualizar/