Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 06 de Janeiro de 2006 às 10:19

    Imprimir


Três policiais morreram e outros dois ficaram feridos por supostos rebeldes maoístas no primeiro incidente violento ocorrido no Nepal após a ruptura da trégua por parte da guerrilha, informaram hoje os meios de comunicação locais. O incidente aconteceu na tarde de ontem, quinta-feira, quando meia dúzia de supostos maoístas armados atacaram a tiros um posto da Polícia perto do aeroporto da cidade de Nepalgunj, cerca de 500 quilômetros ao sudoeste de Katmandu, segundo informaram fontes das Forças de Segurança.

Os policiais feridos foram transferidos a um hospital próximo e, posteriormente, um porta-voz da guerrilha informou que os rebeldes não sofreram nenhuma baixa.

As Forças de Segurança nepalesas iniciaram uma investigação e reforçaram as medidas de segurança em Nepalgunj, a cidade mais importante do oeste do Nepal, uma região onde a guerrilha maoísta tem uma forte presença.

Em outro incidente, registrado também ontem, outro grupo de supostos rebeldes maoístas atacou um posto da Polícia na cidade de Mahendranagar, no oeste do Nepal, e causou ferimentos em dois policiais e um civil.

Na segunda-feira passada a guerrilha maoísta anunciou que dava por finalizado o cessar-fogo, que declarou de forma unilateral há quatro meses.

Os maoístas afirmaram então que voltariam a iniciar suas agressões contra as forças governamentais mas asseguraram que não atacarão civis.

Desde então houve várias explosões em diferentes partes do Nepal, incluindo a localidade turística de Pokhara, uma das quais causou ferimentos em um civil enquanto as outras não deixaram vítimas.

O levante popular iniciado pelos rebeldes em 1996 para derrocar a monarquia e instaurar uma república de corte comunista causou a morte de mais ou menos 12.000 pessoas no reino.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/327019/visualizar/