Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 06 de Janeiro de 2006 às 07:17
Por: Paulo Coelho

    Imprimir


O senador Jonas Pinheiro (PFL) disse ontem que vai ajudar, “outra vez”, a captar dinheiro para a campanha eleitoral do governador Blairo Maggi (PPS), que tentará a reeleição em 2006.

O pefelista ponderou, entretanto, que isso só vai depender da permissão da lei partidária (verticalização).

Jonas disse ainda não acreditar que as mudanças pretendidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) possam impedir os altos gastos das campanhas políticas.

Para o senador, as alterações que devem ser feitas pela Justiça Eleitoral “são só uma cartilha, o que é muito pouco para resolver”.

Pinheiro frisou que Maggi gastou cerca de R$ 20 milhões na disputa de 2002, “fora o que eu ajudei a captar”.

Todos os candidatos a deputado, estadual e federal, pela chapa Mato Grosso Mais Forte, à época, também ajudaram financeiramente a eleição de Maggi.

“E se precisar, estaremos de novo. Os apresentadores do Blairo para a política fomos eu e os amigos dele”, afirmou Jonas, acrescentando que o governador em 2006 “já terá luz própria, pois, hoje, cada município já conhece bem a obra dele”.

O próprio governador tem declarado em público, que considera Jonas Pinheiro como um padrinho político.

Alianças - Para Jonas, a verticalização tende a cair, na apreciação do Congresso, mas deve ser mantida quando chegar ao crivo do Judiciário, que é a esfera que decidirá o destina da legislação partidária neste ano.

De todos os pefelistas do Estado, Jonas é o que tem se mostrado mais emocionalmente ligado ao governador.

Mesmo assim não hesita em afirmar que o PFL está se estruturando para encarar o pleito eleitoral deste ano, com ou sem Maggi.

Pinheiro também acredita em ter o governador como aliado, mesmo com a manutenção da verticalização.

“Há uma saída, sim, basta ele vir com o PFL e com o PSDB do Geraldo Alckmin”, disse, fazendo menção ao governador tucano de São Paulo, que é pré-candidato à Presidência da República em 2006, uma possível aliança com o PFL, que já lançou o nome do ex-ministro da agricultura, Pratini de Moraes, como candidato a vice de Alckimin.

Jonas dá nota sete à gestão Maggi

Para o senador Jonas Pinheiro, a administração do governador Blairo Maggi “merece uma nota sete”. Jonas disse que isso significa que Blairo está acima da média, mas que também precisa melhorar.

“Está bem administrativamente, entretanto, política não é só isso. É também estrutura partidária e para isso ele não pode estar só”, apontou, se referindo à postura pepessista de preparar chapa pura para o pleito deste ano, usando como argumento a indefinição em torno da verticalização.

“Com chapa pura nem o governador, com a boa avaliação que está tendo, chegará a algum lugar”, lembrou. O senador ainda fez uma advertência quanto ao fator pesquisas: “eu nunca liderei nenhuma e sempre fui o mais bem votado”.

Almoço - Tendo no cardápio as discussões em torno de alianças para o pleito deste ano, o senador estará se reunindo num almoço neste sábado com o secretário da Casa Civil e tesoureiro do PPS, Luiz Antônio Pagot. “Vamos discutir as alternativas que podem nos restar”, disse Jonas.




Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/327107/visualizar/