Repórter News - www.reporternews.com.br
Polícia Brasil
Quinta - 05 de Janeiro de 2006 às 16:05

    Imprimir


O presidente da OSR (Organização de Seringueiros de Rondônia), Osvaldo Castro de Oliveira, afirmou nesta quinta-feira que pelo menos dois líderes do movimento estão sob ameaça de morte no Estado. Segundo Oliveira, ambos fazem parte de uma comitiva que foi à Brasília entregar ao Ministério do Meio Ambiente um dossiê sobre conflitos em reservas extrativistas.

Os líderes sob risco de morte são: Antônio Teixeira, presidente da Associação de Moradores da Resex Rio Preto Jacundá, e Chico Leonel, presidente da ONG Bem-te-vi, da Resex Jaci Paraná. Outro seringueiro que fez parte do mesmo grupo, João Batista, presidente da Associação dos Seringueiros do Vale do Anari, foi assassinado no último dia 26.

Oliveira, que também integrou desse grupo, afirma que os suspeitos das ameaças de morte são grileiros, que buscam "esquentar" termos de posse de terras já cancelados. Segundo a polícia federal de Rondônia, cerca de 100 mil hectares de terra foram "legalizados" por meio de declarações de posse e títulos de domínio fraudulentos nos últimos 10 anos.

Ainda segundo o líder seringueiro, as investigações do assassinato de João Batista estão emperradas porque está quebrada a única viatura da delegacia de Machadinho D'Oeste, responsável pelo caso. Ele ainda afirmou que as ameaças contra Antônio Teixeira e Chico Leonel foram notificadas no Ministério do Meio Ambiente, que encaminhou as denúncias ao Ministério da Justiça.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/327237/visualizar/