Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 28 de Dezembro de 2005 às 15:20
Por: Admar Portugal

    Imprimir


“Consciência Estratégica – Teorias e Aplicações no Jogo de Xadrez”, esta é a obra lançada em dezembro na Capital do professor Munir Calixto Said, que acredita, vai conseguir passar um pouco dos conhecimentos adquiridos de forma que venha a somar com outras obras da Língua Portuguesa. A obra é resultado de três anos de pesquisa e estruturação do livro e de seis meses de revisão técnica de Adriano Valle, seis vezes campeão Brasiliense de Xadrez.

Segundo Munir Said, a revisão de Adriano Valle confere uma maior valorização da obra. “Ele é seis vezes campeão brasiliense e profundo conhecedor do xadrez”, argumenta. O livro destina o estudo da estratégia, ou seja, o plano de seus tópicos no jogo de xadrez. “´O marco da 1ª obra deste tema em Mato Grosso”, comemora o professor, acreditando também que em 2006 a prática do xadrez em Mato Grosso vai ganhar novos adeptos, por ser um jogo bastante enrriquecedor para a disciplina dos alunos.

Munir Said que atualmente preside a Associação Xadrez para a Vida, antiga associação várzea-grandense, diz que em 2006 a entidade visa realizar mais eventos para que a mídia de um todo divulgue o xadrez. “A divulgação dos torneios é importante, não somente para nós participantes, e sim para que atraia mais enxadristas, pois o jogo de xadrez é importante porque estimula o raciocínio lógico, a tomada de decisão, exige concentração e disciplina”, explica.

E acrescenta ainda que o aficionado em xadrez faz o estudo teórico e prático do livro despertando o interesse pela leitura de outros livros da disciplina escolar. “O jogo de xadrez é benéfico em todos os sentidos para o atleta/estudante. Ele praticando o xadrez ele enriquece sua inteligência através do poder de decisão, raciocínio e lógica”, frisa.

Ensinado o jogo de xadrez há mais de dez anos, Munir Calixto Said conta que em Cuiabá já existe vários enxadristas, entre eles, Saulo Martins, 23 anos, terceiro colocado no aberto realizado em Cuiabá e representou Mato Grosso no Brasileiro de 8 a 11 deste mês em São Paulo.

“Tem também a Ana Vitória, de 13 anos, segunda colocada nos Jogos Abertos Brasileiros realizado também em dezembro em Brasília. A expectativa para 2006 é muito boa. Teremos curso em abril com o mestre internacional Everaldo Matsuura, que vai ministrar ‘A Iniciativa no Jogo de Xadrez’”, destaca.

Ainda de acordo com Munir Said, todos os sábados, a partir das 15h, na Livraria Adeptos, no Três Américas, acontece torneios com partidas rápidas, uma competição ideal para os iniciantes. “O Xadrez na área escolar está despertando o interesse dos alunos. O que falta é uma maior divulgação da mídia, mas acredito que com a realização do Aberto nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro na Capital com enxadristas do Centro-Oeste e de outros estados do País vai despertar o interesse de novos participantes”, argumenta.

Munir Calixto Said que há mais de dez anos trabalha com xadrez, diz que é possível aprender a jogar em cinco meses. O livro lançando em novembro pela editora Ibasa – Instituto Brasileiro de Difusão Cultural Ltda, em São Paulo (SP) pode ser encontrado na Livraria Adeptus do Shopping Três Américas, em Cuiabá ao preço de R$ 25. Mais informações nos telefones 9902-8453, 3682-1504 ou 3682-4453.




Fonte: Diario de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/328656/visualizar/