Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 26 de Dezembro de 2005 às 14:25

    Imprimir


O secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, fez uma rápida visita ao escritor mato-grossense Ricardo Guilherme Dicke, que chegou de Portugal há poucos dias onde esteve para assistir a estréia da peça teatral “O salário dos poetas”, adaptada a partir de romance homônimo de sua autoria, lançado no ano 2000. Ferreira foi recebido pelo escritor e sua esposa, Adélia Boskov, na casa de Dicke, no bairro Coophema, oportunidade em que felicitou o autor pelo reconhecimento internacional conquistado e pelo êxito que o espetáculo cênico vem conseguindo ao cumprir temporada em Portugal. Dicke e Adélia foram recebidos carinhosamente em Palmela, cidade de origem do grupo O Bando, responsável pela adaptação.

Eles assistiram à peça três vezes e declararam-se surpreendidos com a leitura cênica da ficção mato-grossense. Ricardo Dicke é o artista de Mato Grosso que mais espaço já conquistou e ainda conquista na grande imprensa brasileira.

Freqüentemente é alvo de reportagens e entrevistas em jornais como O Globo, Folha de São Paulo, O Estadão etc. Possui pleno reconhecimento no meio intelectual e literário brasileiro e já angariou, desde o seu romance de estréia (Deus de Caim), nos final dos anos 60, alguns dos principais prêmios literários brasileiros. João Carlos anunciou ao escritor que o Conselho de Cultura aprovou a reedição de Deus de Caim.

Ricardo Dicke tem nove títulos lançados e apenas três tem exemplares disponíveis para comercialização: “Rio abaixo dos vaqueiros”, “Cerimônias do esquecimento” e “Conjunctio Oppositorum no Grande Sertão”, sendo que os dois últimos poucos exemplares. O secretário e o escritor conversaram rapidamente e abordaram assuntos como a Literamérica, feira do livro que aconteceu em setembro e que homenageou Dicke, Manoel de Barros e Wlademir Dias Pino, autores que têm forte ligação com a cultura mato-grossense. Adélia mostrou ao secretário recortes de jornal, cartazes e folders alusivos à peça portuguesa, escrita e dirigida por João Brites, diretor teatral que atua há mais de trinta anos na Europa. Na volta para o Brasil, Dicke e Adélia passaram três dias em Paris onde tiveram uma programação cultural, visitando, inclusive o Museu do Louvre. A viagem à Europa foi um sonho realizado que o escritor acalentava há muito tempo. “O salário dos poetas” também teve a participação do ator mato-grossense Romeu Lucialdo, e da artista plástica Vitória Basaia, na concepção dos adereços cênicos.

A viagem de Ricardo teve apoio do Governo de Mato Grosso e faz parte de um projeto de intercâmbio Brasil/Portugal, capitaneado pelo ator e cineasta Amauri Tangará.




Fonte: jornal domingo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/329088/visualizar/