Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Terça - 20 de Dezembro de 2005 às 16:25

    Imprimir


Um em cada três franceses quer que o presidente do país, Jacques Chirac, peça demissão, e defende a antecipação do pleito presidencial, segundo pesquisa divulgada hoje.

De acordo com a enquete, 33% dos entrevistados pelo instituto BVA para o semanário L''Express, que sai às bancas amanhã, dizem querer que Chirac deixe o cargo e que as eleições presidenciais, previstas para 2007, sejam antecipadas.

Já 14% estimam que o presidente deve se dedicar apenas à política internacional, sem intervir nas questões internas, enquanto 45% defendem o envolvimento pleno de Chirac na política nacional ao lado do Governo de Dominique de Villepin.

As opiniões negativas sobre o líder, que fez 73 anos em novembro passado, seguem sendo majoritárias: 55% têm uma imagem "muito ruim" de Chirac, enquanto 36% têm "muito boa" e 9% não se pronunciaram.

Outros 41% querem que o chefe de Estado francês eleito nas próximas eleições seja de esquerda. Já 32% preferem um líder de direita.

O principal partido da oposição, o Socialista (PS), e o Partido Comunista Francês (PCF) fecharam hoje um acordo para manterem um encontro no início do próximo ano para elaborar um programa de Governo conjunto para as eleições de 2007.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/329616/visualizar/