Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 06 de Dezembro de 2005 às 23:30

    Imprimir


Muita música. teatro, dança e atividades voltadas para os públicos infantil e juvenil. É o que o Palácio da Instrução, prédio histórico situado na região central de Cuiabá, e o Parque Mãe Bonifácia, área verde localizada dentro do perímetro urbano, com ótima estrutura para lazer e diversão, estão oferecendo desde a primeira semana de dezembro. Apresentações artísticas para agradar todas as preferências e com maciça participação dos artistas mato-grossenses acontecem até seis de janeiro.

No Palácio da Instrução, além das apresentações artísticas, o que chama a atenção é a decoração natalina com mais de cem mil micro-lâmpadas, instaladas através de parceria que envolve a Eletrobrás e a Rede Cemat. Nesse local, o Coro e a Orquestra de Câmara do Estado se apresentam em conjunto, interpretando um repertório basicamente natalino. A orquestra e o coro foram criados em julho e já são atrações à parte neste natal, tendo como carro chefe a Missa da Coroação, de Mozart, peça ensaiada estrategicamente para esta temporada natalina.

Músicos e cantores se apresentam regidos, respectivamente, pelos maestros Leandro Carvalho e Carlos Taubaté. As performances poderão ser presenciadas na Catedral Metropolitana e no Sesc Arsenal, outro prédio histórico revitalizado em Cuiabá. Mas é no Palácio da Instrução, com sua primorosa decoração de Natal, a maior expectativa de impacto diante do público.

A Orquestra de Câmara vai tocar de cima de um palco improvisado na entrada principal do Palácio da Instrução, com os cantores do Coro espalhado pelas janelas do antigo casarão. As apresentações vão acontecer de 13 a 22/12, sempre no começo do período noturno. O Coro do Estado terá, ainda, como convidados, alguns cantores dos coros de formação que compõem o Núcleo Coral de Mato Grosso.

Essas apresentações no Palácio da Instrução serão abertas pela Orquestra de Sopros do Projeto Ciranda, sob a regência de Murilo Alves. A orquestra é composta por 30 integrantes, em sua maioria jovens estudantes de música. O repertório será de músicas natalinas, além de outras composições que a orquestra já executa.

“A programação coordenada pela SEC é bastante eclética e retrata bem a diversidade cultural mato-grossense”, destaca o secretário de Cultura de Mato Grosso, João Carlos Vicente Ferreira. Ele também agradeceu à participação espontânea da maior parte dos artistas que aceitou colaborar sem cachê, apenas com intuito de oferecer à população, em geral, um pouco da produção cultural mato-grossense, gerando diversão e entretenimento.

Mãe Bonifácia

A programação final dos eventos que vão acontecer no Parque Mãe Bonifácia até seis de janeiro ainda não está plenamente definida, embora inúmeros artistas e grupos já tenham garantido a presença. “São trinta dias de programação e ainda não fechamos todas as datas”, salienta Ilto Silva, produtor cultural responsável pela tarefa de reunir os artistas.

Mas já a partir do final da tarde deste dia seis (06/12) uma equipe de animadores culturais estará aplicando tatuagens e/ou desenhos (pinturas especiais) nos corpos e rostos do público jovem e das crianças que se interessarem. A programação geral está vinculada também com apresentações artísticas em outros locais como a Praça das Bandeiras e o ginásio da UFMT, além da Catedral Metropolitana e do Sesc Arsenal.

Em relação às atrações artísticas haverá dois horários todos os dias, o que significa um mínimo de duas atrações diárias. A primeira com início previsto para as 19:00 e a segunda às 20:30. Entre as atrações já estão confirmadas algumas nacionais como a cantora Joana e o cantor mirim, mato-grossense de nascimento, Adair Cardoso. Nos artistas regionais já estão acertados nomes como Nico e Lau, a Orquestra de Flautas do Pantanal, Dois a Um e Pescuma, Henrique e Claudinho.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/331276/visualizar/