Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 01 de Dezembro de 2005 às 09:57

    Imprimir


O primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, afirmou hoje que Israel está se preparando para a possibilidade de que o Irã adquira armas nucleares. "Israel está levando a cabo todos os preparativos necessários para estar pronto diante de uma situação na qual o Irã tenha armas nucleares", disse Sharon na reunião anual com os editores da imprensa israelense.

O premier assinalou que essa ameaça é inaceitável não só por Israel, mas por muitos outros países. "Disse no passado que Israel não é a ponta da lança na luta contra o programa nuclear iraniano. O perigo existente não é só para Israel, mas também para outros países do Oriente Médio e do mundo", afirmou.

Sharon acrescentou que Israel não está indefeso e adota todos os meios necessários para evitar que o Irã alcance a capacidade nuclear. No entanto, apoiou a estratégia diplomática dos EUA de não permitir que o Irã saia da agenda internacional mais urgente e que, se necessário, o caso chegue ao Conselho de Segurança da ONU.

As declarações de Sharon contrastam com as de um alto comando do Exército israelense, que disse ao jornal Maariv que "finalmente terá de aceitar que o Irã se transforme em uma potência nuclear".

"Não vejo hoje nenhuma força no mundo que possa dar volta a esta situação, por isso não restará outro remédio que aceitar a realidade que está se concretizando", disse a fonte.

Por sua vez, o chefe dos serviços de inteligência do Exército israelense, o general Aharon Zeevi (Farkash), considerou que Israel deve estar preparado por todos os meios caso a diplomacia fracasse.

Em discurso no Parlamento (Knesset), Zeevi afirmou que a comunidade internacional tem até março para decidir os passos a seguir com relação ao Irã, porque depois o país terá se transformado em uma potência nuclear.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/332285/visualizar/