Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 27 de Novembro de 2005 às 13:57

    Imprimir


Um jovem indonésio de 16 anos recebeu resultado positivo nas análises de gripe aviária, confirmaram hoje fontes indonésias, e com esse já há doze casos desta doença no país, sete deles com vítimas fatais.

"Os resultados são positivos", disse Hariadi Wibisono, um funcionário do Ministério da Saúde indonésio.

Segundo Wibisono, o jovem está hospitalizado na cidade indonésia de Bandung, 180 quilômetros ao leste de Jacarta, mas poderia ser levado para a capital nos próximos dias.

O funcionário disse que o jovem está sendo tratado com antivirais, e manifestou o interesse do Governo indonésio por produzir o remédio "Tamiflu" nos próximos meses.

As autoridades indonésias afirmaram nesta semana que começarão a importar da Coréia do Sul os componentes para poder sintetizar o remédio, depois de a empresa suíça Roche autorizar sua produção na Indonésia.

Os antivirais comercializados até o momento inibem o vírus da gripe aviária de continuar infectando células saudáveis, mas não atuam como proteção para evitar o contágio, como o caso de uma vacina.

Todos os casos confirmados até o momento na Indonésia foram de pessoas que contraíram o vírus H5N1 por contato direto com animais infectados, mas os especialistas temem uma mutação do vírus que permitiria a transmissão entre pessoas e causaria uma pandemia.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número total de afetados pela gripe aviária na Ásia é de 132 pessoas, das quais 68 morreram no Vietnã (42), Tailândia (13), Indonésia (7), Camboja (4) e China (2).




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/333048/visualizar/