Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 26 de Novembro de 2005 às 09:09
Por: Soraia Ferreira

    Imprimir


A cultura cuiabana foi o tema estudado durante todo o ano pelos alunos da Escola Estadual Dom José do Despraiado, localizada no bairro Senhor dos Passos, em Cuiabá. Na manhã desta sexta-feira (25) o resultado das pesquisas puderam ser conferido na Mostra de Trabalhos do ano letivo de 2005.

A escola, que é organizada em Ciclos de formação e atende 500 alunos, teve a frase “Cuiabá Nosso Meio” como tema gerador. Conforme a diretora da instituição, Janice Fátima de Figueiredo Romero, os alunos fizeram aulas de campo e pesquisas em livros e com pessoas mais velhas para aprender mais sobre cultura cuiabana.

“Propomos aos alunos que fossem esmiuçadas todas as características de nossa Capital. Durante todo o ano, os alunos visitaram pontos turísticos, como o Museu do Rio, igrejas, o Parque Mãe Bonifácia, a comunidade São Gonçalo entre outros”, explicou a diretora.

Os alunos da 5ª e 6ª séries apresentaram na mostra a pesquisa que realizaram com a comunidade vizinha a escola. Eles puderam observar, por exemplo, que a fruta mais conhecida em Cuiabá é a manga.

A professora de matemática, Aline Néri, usou a arquitetura de uma das praças mais conhecidas de cidade, a Ipiranga para ensinar a matemática. “Os alunos observaram que nos diversos pontos da praça existiam formas geométricas. Eles mediram o coreto e puderam unir a matemática à cultura e à arte”, disse a professora.

Para as alunas da 7ª série, Tayane, Aline e Maria Kelly o estudo ampliado serviu para conhecer melhor Cuiabá. “Nós pesquisamos a dança, a comida e a cultura cuiabana”, frisou Tayane.

O projeto “Cuiabá Nosso Meio” ainda rendeu histórias em quadrinho, poesias e contos. Os alunos Jail de Almeida e Hélio Bosco Martins, da 7ª C se inspiraram nos assuntos debatidos e produziram um livro de poesias. “São 13 poesias que retratam o cotidiano da cidade. Tem poesia que fala da sujeira do rio e também tem poesia que fala de amor”, disse Jail.

A comida típica cuiabana não poderia faltar. “O arroz do cuiabano costuma ser sem sal, mas o motivo é que o acompanhamento é bem temperado como o feijão empamonado”, explicou a aluna da 3ª série, Bianca Fernandes, de nove anos.

Durante toda esta sexta-feira (25.11), alunos ainda expuseram os resultados das pesquisas sobre moradia; plantas medicinais; e diversidade. Eles também fizeram apresentação de danças típicas mato-grossense como o siriri, cururu e lambadão.

As apresentações foram prestigiadas por um grande número de pais de alunos. Na avaliação da diretora Janice a participação ativa dos pais nos eventos da escola demonstra a confiança no trabalho da escola. “A escola que mostra resultados recebe todo o apoio da comunidade”, destacou.





Fonte: Assessoria/Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/333294/visualizar/