Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Sexta - 25 de Novembro de 2005 às 19:14

    Imprimir


O ginete Álvaro Affonso de Miranda, o Doda, poderá disputar as provas de hipismo da Olimpíada de Pequim, em 2008, pela equipe da Grécia.

Ele - que se casará com Athina Onassis, herdeira do famoso armador grego Aristóteles Onassis - afirmou ter até o dia 31 de dezembro para tomar uma decisão.

Doda celebra o casamento na capital paulista com Athina no dia 3 de dezembro e disse estar dividido em relação ao convite de competir pelo país natal de sua futura mulher.

"Quero muito disputar o Pan no Brasil e isso, com certeza, vai pesar na hora de decidir", afirmou ele, referindo-se à competição que será realizada no Rio de Janeiro, de 13 a 29 de julho de 2007.

No último domingo, Doda venceu o Grande Prêmio do Haras El Capricho, em Buenos Aires, defendendo a equipe nacional, e disse ter ficado emocionado ao ver a bandeira brasileira no pódio. "É uma coisa que mexe muito com minha cabeça", afirmou. "Por isso tenho de pensar bem antes de decidir."

Segundo ele, o que o entusiasmou no convite feito pela Grécia foi a disposição do país em formar uma equipe competitiva para disputar os Jogos de Pequim. "Eles querem investir em bons cavalos, patrocínio e treinamento para tentar bater a Alemanha, o melhor time do mundo", contou.

Doda explicou que, para competir pela Grécia, não precisa adotar a cidadania grega. "Basta que eu tenha um endereço fixo lá", disse. Thomaz Montello, secretário geral da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e veterinário da equipe olímpica, confirmou o convite, mas disse que isso é normal não só no hipismo como em outros esportes.

"O Rodrigo (Pessoa) já foi convidado para saltar pela França, assim como outros cavaleiros. Muitas federações, e não apenas as de hipismo, tentam suprir suas deficiências com atletas de outros países", afirmou. "O Doda teve um convite, porém isso não quer dizer que dirá sim."

Para Montello, a CBH se preocupa em manter os melhores cavaleiros e Doda está entre eles. "Ele é muito ligado ao país, não creio que aceite. Mas espero que seu coração brasileiro fale mais alto."

Mas, caso decida saltar pela Grécia, o caminho não tem volta, pois a Federação Equestre Internacional só permite que o cavaleiro mude de país uma única vez.

Independentemente de aceitar ou não o convite, Doda e Athina vão morar na Bélgica a partir de 2006, como parte da preparação do brasileiro para os próximos Jogos Olímpicos.

Doda treina no haras de Nelson Pessoa, pai do campeão Rodrigo Pessoa, na cidade belga de Ligny. Foi lá que ele conheceu Athina, em 2002.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/333372/visualizar/