Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 25 de Novembro de 2005 às 09:58

    Imprimir


Feliz Natal ( 140 km de Sinop) estará recebendo hoje a visita do secretário Estadual do Meio Ambiente, Marcos Machado. O secretário conhecerá uma área de manejo florestal na Fazenda São Francisco, por volta das 15:00h.

A exemplo do que está ocorrendo em muitas fazendas do Estado, a propriedade tem uma área de dez mil hectares, mas utiliza apenas 1,9 mil hectares para o manejo sustentável da madeira, devidamente autorizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Depois de ter ficado quase um ano à espera da licença do Ibama, a exploração começou há cerca de 90 dias.

A partir de 1º de janeiro as funções relativas aos planos de manejo, serão de competência da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA). O objetivo da Sema é conhecer de perto o projeto, sugerir mudanças para melhoria do manejo. Uma das idéias é utilizar o Global Position Sistem (GPS) para facilitar a localização das árvores durante vistoria feita pelos técnicos da SEMA.

O Governo do Estado enviou à Assembléia Legislativa duas mensagens (95 e 96/2005) que alteram o Código Ambiental Estadual e institui a Política Ambiental de Mato Grosso.

As principais metas são desburocratizar a emissão de licenças para aqueles madeireiros que trabalham dentro da lei – ou seja, que fazem planos de manejo para a retirada da madeira –, e dar um prazo viável (de três anos) aos proprietários obrigados a regularizar suas áreas por meio de reflorestamento.

No caso dos planos de manejo, o novo Código Florestal aumenta o prazo de validade das licenças de um para cinco anos.

Machado estará nesta área de manejo a convite do deputado estadual Dilceu Dal Bosco.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/333535/visualizar/