Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Terça - 22 de Novembro de 2005 às 17:14

    Imprimir


A Presidência da União Européia (UE), neste semestre ocupada pelo Reino Unido, enviará uma carta aos Estados Unidos para pedir esclarecimentos sobre as supostas operações ilegais da CIA em território do bloco europeu, informou hoje um porta-voz oficial.

A decisão de pedir essas explicações foi tomada durante o Conselho de Ministros de Exteriores realizado na segunda-feira, disse um porta-voz da Presidência britânica, Jonathan Allen.

Um ministro apresentou a idéia "e outros concordaram", explicou o porta-voz. Por esse motivo, "a Presidência decidiu escrever para buscar esclarecimentos dos americanos".

Allen não informou que país colocou a questão, mas outras fontes do bloco assinalaram que foi o ministro de Exteriores da Finlândia, Erkki Tuomioja.

A carta a Washington será enviada em nome da Presidência da União Européia, mas o porta-voz não disse a quem irá dirigida em Washington ou que questões concretas serão levantadas entre as "várias acusações" que surgiram sobre as atividades da CIA na guerra que os EUA declararam contra o terrorismo.

Nas últimas semanas, informações de imprensa nos EUA e em vários países da Europa retomaram as acusações no sentido de que a agência americana de espionagem mantém uma rede de supostos centros secretos para detenção e tortura de supostos terroristas islâmicos, alguns dos quais estariam em países da UE.

Os prisioneiros desses centros teriam sido transferidos a bordo de uma série de aviões que realizaram escalas nas ilhas Baleares e Canárias, segundo as referidas informações.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/334330/visualizar/