Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 16 de Novembro de 2005 às 21:14
Por: Will Dunham

    Imprimir


O Pentágono admitiu na quarta-feira ter usado munição de fósforo branco, que é incendiária, numa ofensiva contra a insurgência iraquiana da cidade de Falluja em 2004, mas disse que esse uso é legal.

O tenente-coronel do Exército dos Estados Unidos Barry Venable, um dos porta-vozes do Pentágono, disse que os militares norte-americanos não usaram armas altamente inflamáveis contra civis, ao contrário do que disse este mês um documentário apresentado na TV estatal italiana, segundo o qual homens, mulheres e crianças de Falluja foram queimadas até os ossos pelo uso dessas armas.

"Categoricamente negamos essa afirmação", disse Venable.

"(O fósforo branco) faz parte do nosso estoque de armas convencionais e nós o usamos, como usamos qualquer outra arma convencional", acrescentou Bryan Whitman, outro porta-voz do Pentágono.

Venable disse que o fósforo branco não é proibido por nenhuma convenção. Mas um protocolo da Convenção sobre Armas Convencionais, de 1980, proíbe o uso de armas incendiárias contra civis ou alvos militares localizados no meio de concentrações de civis.

Os Estados Unidos não são signatários do protocolo.

Os militares norte-americanos usam munição de fósforo branco basicamente para fazer cortinas de fumaça e marcar alvos, mas também como uma arma incendiária, disse o Pentágono. Não são consideradas armas químicas. A substância é de fácil combustão no ar em temperaturas de cerca de 30 graus Celsius e o incêndio provocado por ela pode ser difícil de apagar.

As forças dos EUA usaram o fósforo branco numa grande ofensiva lançada pelos fuzileiros navais em Falluja, cerca de 50 Km a oeste de Bagdá, contra insurgentes. A batalha, em novembro do ano passado, envolveu alguns dos mais duros combates verificados nos 2,5 anos de guerra.

Segundo Venable, em Falluja "as forças dos EUA usaram o fósforo branco para seu uso clássico, de fazer cortinas de fumaça, e quando encontraram insurgentes entrincheirados em posições de que não podiam ser desalojados de outras formas."

O documentário italiano mostrou imagens de corpos recuperados depois da ofensiva de Falluja, que seriam provas do uso de fósforo branco contra civis.

"Não temos qualquer civil como alvo com qualquer de nossas armas. Sugerir que as forças dos EUA usam essas armas contra alvos civis seria simplesmente errado", disse Whitman.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/335622/visualizar/