Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 01 de Junho de 2005 às 12:44

    Imprimir


No dia 11 de junho, os pais ou responsáveis deverão levar os filhos de até cinco anos a um dos postos de vacinação que serão disponibilizados em todos os municípios. Neste dia será realizada a 1ª etapa da Campanha Nacional contra Poliomielite ou Paralisia Infantil, das 8h às 17h.

O slogam da campnha este ano é "Vence mais uma, Brasil" e a Secretaria de Estado de Saúde (SES) estará disponibilizando 450 mil doses da vacina aos municípios mato-grossenses. No Estado, o objetivo é imunizar 286.720 crianças com até de cinco anos.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Superintendência de Saúde Coletiva (Susac), Beatriz Alves de Castro Soares, para Cuiabá, onde a meta é vacinar 47.706 crianças, serão disponibilizadas 67 mil doses da vacina.

Já Várzea Grande receberá 36 mil doses da vacina, sendo que pelo menos 25.297 mil crianças deverão ser imunizadas. Em Mato Grosso, a campanha envolverá servidores públicos, privados e voluntários. Cada município desencadeará uma ação conforme orientação do Estado visando o cumprimento da meta do Ministério da Saúde.

Conforme Beatriz Castro, não existe tratamento para a pólio, somente a prevenção, por meio da vacina, garante que a pessoa fique livre da doença. "É importante manter a vacinação das crianças em dia, especialmente, contra a pólio para que não haja o risco da doença voltar no país, uma vez que a doença foi erradicada", alertou a coordenadora.

Em Mato Grosso, a última notificação de pólio foi em 1986. No Brasil, o último registro ocorreu em 1989. Porém, é importante manter campanhas de vacinação anuais, em duas etapas, porque o poliovírus, causador da enfermidade, pode ser reintroduzido no país, já que a circulação ainda ocorre em países como a Índia, Paquistão e Nigéria.

É importante lembrar que os pais devem levar o cartão da criança. Na ocasião, as vacinas em atraso poderão estar sendo atualizadas.

No ano passado, o estado obteve 100% de cobertura vacinal durante a primeira etapa da campanha. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) é de 95% de cobertura. "Atingindo 95% de cobertura vacinal se quebra a cadeia de transmissão do vírus da paralisia infantil", explicou Beatriz Castro. A vacina contra a pólio se destina a todas as crianças menores de cinco anos, mesmo as que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarréia.

Segunda etapa

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação está marcada para o dia 28 de agosto. Nesse dia, as crianças devem voltar aos postos de vacinação para receber a segunda dose da vacina e garantir a imunidade contra a poliomielite, contribuindo para que a doença não retorne ao Brasil. Em cada uma das etapas da campanha, serão investidos R$ 100 mil do Ministério da Saúde (MS). A Secretaria de Estado de Saúde vai entrar com recursos humanos, apoio técnico e combustível.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/336770/visualizar/