Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 31 de Maio de 2005 às 15:44
Por: Jesiel Pinto

    Imprimir


Dentro das propostas de reestruturação da Secretaria de Estado de Saúde a Coordenadoria de Qualidade de Vida muda sua política de ação e segue os programas do Ministério da Saúde fortalecendo os programas da Saúde do Trabalhador mantendo o incentivo à valorização do servidor com ações voltadas para o desenvolvimento bio-psico-socio-cultural por meio de programas de intervenção, correção e prevenção visando sempre a melhoria da qualidade de vida no trabalho.

A gerente de Gestão de Pessoas da Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Ozenira Félix, explicou que “os sistemas de Qualidade de Vida podem ser utilizados para renovar as formas de organização do trabalho. Ao mesmo tempo em que se eleva o nível de satisfação pessoal aumenta, também, a produtividade do trabalhador como resultado de sua participação nos processos relacionados às tarefas que precisa desenvolver”.

Neste semestre a Saúde pretende realizar, por meio do Centro de Referencia da Saúde do Trabalhador (Cerest), um levantamento das condições de Saúde e de trabalho dos servidores da Secretaria. O objetivo é criar um banco de dados para armazenar informações sobre a Saúde que possam ser usadas como referencial para as políticas públicas de atenção à saúde do trabalhador. Por esse cadastro serão identificados os agravos de Saúde que afetam determinados grupos de servidores, avaliadas as condições de trabalho do grupo, diagnosticada e prevenidas as doenças relacionadas ao trabalho, buscando sempre fortalecer a cultura da relação Saúde e trabalho na perspectiva dos servidores.

O banco de dados permitirá, ainda, conhecer as doenças que acometem aos trabalhadores da Saúde, tanto nas unidades central quanto nas unidades descentralizadas. Com isso a Coordenadoria de Qualidade de Vida estará implantando ações de promoção à Saúde e programas de melhoria das condições de trabalho para os servidores, a partir dos resultados encontrados.

A Coordenadoria de Qualidade de Vida, seguindo orientações do Ministério da Saúde, pretende implementar, no âmbito da Secretaria de Estado de Saúde, seis programas e sete projetos que visam a melhoria do ambiente de trabalho do servidor.

O primeiro programa, de Saúde Ocupacional, instalará e acompanhará as atividades do projeto da Campanha Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) que resultará no estabelecimento de uma Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). Os dois projetos visam estabelecer, no interior da Secretaria de Estado de Saúde, instrumentos para a proteção e prevenção de agravos circunstanciais ao trabalhador da Saúde. Um terceiro projeto a ser estabelecido, ainda neste Programa de Saúde Ocupacional, é o de Ginástica Laboral que já vem sendo executado em alguns setores e será reforçado no atendimento as necessidades de cada unidade e superintendência.

O segundo programa, de Organização do Trabalho e Satisfação Profissional, vai iniciar, em caráter emergencial, uma pesquisa para o Diagnóstico Situacional, que funcionará de acordo com crescimento de demanda em análises de situação de conflito na efetividade da atuação do servidor. Um outro projeto, que atuará dentro do programa, pretende fazer um retrato dos casos de servidores que solicitam remoção ou são convocados a mudarem de setor ou de local de trabalho. O projeto inclui a análise dos dados, a proposta de intervenção ou encaminhamento e a avaliação dos casos. Tanto nos casos em que for o servidor quem solicita a remoção como quando ele é convocado a aceitar a mudança, o processo culmina com uma entrevista pessoal e uma análise e parecer sobre o pedido ou convocação.

O terceiro programa a ser implementado pela Coordenadoria de Qualidade de Vida será o de Prevenção e Promoção da Saúde do Servidor. Incluirá o acompanhamento do trabalhador, quando necessário, à exames de Saúde, consultas e perícia médica para verificar se ele já está apto a voltar ao trabalho. Um importante desdobramento desse programa é o projeto “Caracterização do Absenteísmo dos Servidores”. O projeto já teve início na sede central da Secretaria de Estado de Saúde, referente ao ano de 2004. Pretende-se que esta seja uma pesquisa anual e que se estenda a todas a unidades da Saúde. “O absenteísmo”, explicou Ozenira Félix, “é a falta ao trabalho. O que o projeto faz é investigar o que leva o servidor a faltar ao trabalho, analisar seus problemas, intervir e propor soluções para que o servidor retorne ao trabalho recuperado”.

Um programa de Avaliação Permanente da Secretaria de Saúde e unidades vinculadas (o quarto a ser implementado pela Coordenadoria de Qualidade de Vida) vai acolher o projeto de Aplicação da Metodologia de Pesquisa de Morbidade referida de Grupos Homogêneos de Trabalhadores. Esse programa será desenvolvido em parceria com o Cerest.

A Saúde individual do trabalhador será valorizada e tratada pelo quinto programa a ser implementado pela Coordenadoria de Qualidade de Vida: o Programa de Apoio para a Recuperação da Saúde Física e Psíquica com a Reintegração ao Trabalho. O projeto é que se crie, no âmbito desse programa, um grupo de valorização da Saúde e reintegração bio-psico-socio-cultural dos servidores da Saúde do Estado. É esse grupo que irá investigar a situação dos servidores que apresentarem declínio de produtividade no seu serviço. Se for verificado que isso se deve a alguma morbidade, não percebida por parte do servidor, ele será encaminhado para tratamento da saúde física e psicológica.

O sexto programa a ser desenvolvido pela Coordenadoria será o de Promoção de Eventos. È nesse programa que se encaixa o projeto “Prata da Casa” em que se valoriza o talento artístico dos profissionais da Saúde. Serão promovidas atividades de reconhecimento do aniversariante do mês, de datas comemorativas das categorias profissionais da Saúde, apresentações do Coral da Saúde que passará a ser formado, também, por membros das unidades descentralizadas, participação no projeto “Quarta Cultural”, já desenvolvido pelo Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa (Cridac), reuniões semanais de oração e atividades educativas em conjunto com as ações programáticas realizadas pela Superintendência de Atenção Integral a Saúde (Sai), como as campanhas anti-tabagismo, prevenção do câncer de colo uterino, de mama, próstata, além de campanhas de não violência contra a mulher, dentre outras.





Fonte: Assessoria/Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/336953/visualizar/