Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 27 de Maio de 2005 às 17:10

    Imprimir


O atual presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o uruguaio Enrique Iglesias, deve ser nomeado secretário-geral ibero-americano neste sábado pelos ministros de Assuntos Exteriores da região, segundo fontes diplomáticas espanholas.

A eleição acontecerá durante a reunião dos ministros de Assuntos Exteriores ibero-americanos na cidade portuguesa de Guimarães, encontro que será preparatório para a Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e Governo, que acontecerá nos dias 14 e 15 de outubro em Salamanca.

A implementação da nova secretaria-geral ibero-americana (SEGIB) também pretende impulsionar a articulação do espaço ibero-americano.

Em Guimarães, os ministros pretendem ainda definir o orçamento e as cotas para o funcionamento da SEGIB.

Paralelamente às sessões oficiais do encontro, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, se reunirá com os chanceleres da Espanha, da Colômbia e da Venezuela.

Segundo fontes oficiais, neste encontro será avaliado o cumprimento dos acordos aprovados cúpula realizada em março passado na localidade venezuelana de Ciudad Guayana.

O governo espanhol espera que todos os líderes ibero-americanos - inclusive o cubano Fidel Castro - compareçam ao encontro em Salamanca.

Entre as novidades para a reunião deste ano, o governo espanhol destaca a realização do I Fórum Econômico e Cívico Ibero-americano entre os dias 12 e 14 de outubro, cujas recomendações e propostas poderão ser levadas aos chefes de Estado e de governo.

A cúpula promoverá ainda a aprovação das bases de uma Carta Cultural Ibero-Americana e a elaboração de uma agenda e de uma doutrina regional de desenvolvimento.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/337776/visualizar/