Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 24 de Maio de 2005 às 15:01

    Imprimir


O Acre foi declarado nesta terça-feira zona livre de aftosa com vacinação pela Organização Internacional da Saúde Animal (OIE).

O comitê internacional da OIE, reunido em Paris por causa da sessão geral anual da organização, também declarou livre de aftosa sem vacinação o Peru e o centro e o sul da Colômbia, ressaltando terá que continuar vacinando o rebanho bovino.

A OIE tinha determinado em sua reunião realizada em janeiro que o território argentino ao norte do paralelo 42 e todo o Paraguai são áreas livres de aftosa com vacinação.

A Argentina tinha sido declarada país livre de aftosa sem vacinação em maio de 2000, mas o norte do país perdeu esse status em março de 2001, quando se registraram no país vários focos da doença no norte, provavelmente pela chegada de animais infectados do Paraguai.

O Paraguai, que desde 1994 era considerado livre de febre aftosa, perdeu esse status em 2002, após o registro de um surto no departamento de Canindeyú, na fronteira com o Brasil, e a detecção de outro caso na região ocidental do Chaco, perto da fronteira com Argentina e Bolívia.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/338023/visualizar/