Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 20 de Maio de 2005 às 16:44
Por: Luciana Vasconcelos

    Imprimir


Brasília - O fortalecimento da participação feminina na elaboração de políticas públicas é um dos temas em discussão no Fórum Interparlamentar das Américas (Fipa), que termina amanhã (21), em Brasília. Segundo a deputada argentina Margarita Stolbizer, uma das partipantes do encontro, é importante construir uma democracia com características inclusivas, "para que as mulheres sejam, não beneficiárias de políticas públicas, mas ativas em políticas de desenvolvimento".

O terrorismo, a Área de Livre Comércio das Américas (Alca) e a dívida externa também estão em debate durante encontro, que reúne parlamentares de 19 países. Os parlamentares estão divididos em grupos de trabalho e, ao final do encontro, apresentarão suas conclusões.

Sobre o terrorismo, está sendo debatido o papel do Congresso na luta contra o crime. Segundo a senadora mexicana Sylvia Hernandez, uma das idéias é exigir dos governos a ratificação da Convenção Interamericana contra o Terrorismo. Para Sylvia Hernandez, é preciso criminalizar os delitos e definir os atos terroristas.

As negociações em torno da Alca também estão sendo discutidas por parlamentares. O senador canadense James Kellcher disse que os impactos sociais devem ser observados na formação do bloco econômico. "Quando negociar, tem que prestar atenção em como levar em consideração objetivos sociais e não só econômicos", afirmou Kellcher. Além disso, o senador destacou a necessidade de racionalizar os efeitos positivos e negativos do acordo na sociedade.

Sobre a dívida externa, o representante do Brasil na Fipa, deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), informou que uma das discussões envolverá as experiências dos países americano na negociação da dívida. O deputado argentino Luis Molinari lembrou que a qualidade da democracia tem a ver com a dívida externa. "É preciso que haja um regimento democrático e transparente para combater a corrupção". Entre as propostas debatidas neste grupo de trabalho estão a condenação de entidades como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e uma posição intermediária de apontar as conseqüências do pagamento da dívida para as populações.

O objetivo da Fipa é contribuir para o desenvolvimento do diálogo interparlamentar e aumentar o compartilhamento de experiências dos estados membros. Segundo a presidente do fórum, a senadora canadense Céline Hervieux-Payette, o encontro está proporcionando mais aproximação entre os parlamentares, que, deste modo, poderão trabalhar melhor e mais integrados para "avançar na qualidade de vida do cidadão".





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/338873/visualizar/