Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 19 de Maio de 2005 às 11:40

    Imprimir


Altos representantes diplomáticos americanos mantiveram contatos diretos com seus pares norte-coreanos pela primeira vez neste ano através da missão da chancelaria de Pyongyang na sede da ONU em Nova York, informaram hoje fontes oficiais dos Estados Unidos em Tóquio. Os contatos acontecem quando está próximo de acontecer o primeiro aniversário do fim das negociações multipartidárias sobre a crise nuclear norte-coreana.

Segundo o jornal de esquerda Asahi Shimbun, os diplomatas americanos garantiram para seus interlocutores que Washington reconhecia a Coréia do Norte como um Estado soberano e não tinha intenção em atacá-la. Um porta-voz da embaixada dos Estados Unidos no Japão confirmou estes contatos de trabalho realizados em Nova York. "Como antes, este canal é utilizado para passar mensagens sobre a política americana e não para negociar", esclareceu o porta-voz.

Os Estados Unidos, a China, o Japão, a Rússia e as duas Coréias participam de uma mesa de negociações que tem como objetivo convencer Pyongyang a renunciar às suas ambições nucleares. Os seis países se reuniram sem êxito três vezes em Pequim, em agosto de 2003 e, então, em fevereiro e a junho de 2004.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/339293/visualizar/