Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 19 de Maio de 2005 às 08:38

    Imprimir


Militantes palestinos lançaram foguetes contra alvos israelenses nesta quinta-feira, numa ofensiva que coloca em risco a trégua no conflito do Oriente Médio. Três foguetes Qassam foram disparados pelo Hamas contra cidades no sul de Israel, perto da Faixa de Gaza.

Ninguém ficou ferido, mas autoridades militares israelenses prometem uma resposta dura.

O vice-ministro da Defesa de Israel, Zeev Boim, afirmou que o Exército será "mais agressivo" se os ataques com morteiros e foguetes prosseguirem.

"Até agora, agimos com moderação porque desejamos calma antes da retirada de Israel da Faixa de Gaza, mas é inconcebível levar adiante a evacuação sob fogo", advertiu Boim.

Escalada

A região vive uma escalada na violência desde terça-feira, quando um militante palestino morreu em Rafah em circunstâncias que ainda são motivo de disputa.

O Hamas afirma que um de seus integrantes armados foi morto por soldados israelenses, numa violação ao cessar-fogo. Na versão de Israel, ele morreu quando explosivos que ele carregava foram detonados prematuramente.

O grupo extremista islâmico palestino decidiu retaliar com disparos de morteiros contra assentamentos judaicos na Faixa de Gaza – em resposta, Israel efetuou seu primeiro bombardeio aéreo na região desde janeiro, matando outro militante.

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, que está em giro diplomático na Ásia, disse que a situação é tão delicada que uma "minúscula faísca" poderia incendiar de novo a região.

As lideranças palestinas e israelenses firmaram uma trégua em fevereiro, e desde então há relativa calma.

Israel planeja retirar todos os 21 assentamentos judaicos da Faixa de Gaza, assim como os soldados que os protegem, como parte de um plano unilateral. A saída deve começar em julho ou agosto.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/339378/visualizar/