Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Sábado - 14 de Maio de 2005 às 11:05
Por: Lorena Schuchmann

    Imprimir


Porto Alegre,13 - A Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) divulgou nota em que a Comissão de Pecuária de Corte da entidade manifesta apoio à exportação de bezerros vivos para o Oriente Médio. A exportação de gado em pé tem provocado a reação dos frigoríficos, que temem a escassez de boi gordo com a continuação dos embarques.

Para o presidente da Associação Rural de Pelotas, Elmar Hadler, a economia regional tem tido vantagens com o negócio: "São R$ 4,5 milhões que circulam na região, além da criação de cerca de 100 empregos diretos e 900 indiretos", disse. Parte do lote de 11 mil animais já está aguardando o embarque no parque do Sindicato Rural de Pelotas, em período de adaptação ao regime de confinamento do navio. Cerca de 400 toneladas de ração e feno foram comprados para alimentar o gado até a chegada ao porto de Beirute. De acordo com o corretor Antônio Carlos Gonçalves, a empresa Livestock International, que trocou o nome para Angus Trade, comprou o lote de 120 produtores gaúchos.

A preferência foi por animais com predomínio de raças européias e peso entre 150 e 400 kg. A empresa pagou R$ 1,56 kg/vivo à vista. Gonçalves afirma que a Angus Trade pretende fazer compras regulares e que veio para ficar. Já o produtor Elmar Hadler prevê que os negócios continuem apenas enquanto o preço do gado estiver baixo, mas ressalta que a alternativa representa um alívio para os pecuaristas que precisam saldar compromissos emergenciais. E que a polêmica tem o mérito de reunir novamente a cadeia produtiva em torno da mesa de negociações.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/339859/visualizar/