Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 04 de Maio de 2005 às 19:10

    Imprimir


O contador Luiz Mário de Barros foi empossado na noite desta terça-feira (03) como o novo auditor-chefe da Auditoria Fiscal e Controle Interno da Prefeitura de Cuiabá em substituição à Guaracy Lara do Prado. A solenidade de posse reuniu autoridades e lideranças políticas no Salão Nobre do Palácio Alencastro. Luiz Mário é profissional contabilista há mais de 18 anos e já atuou nos Estados de Mato Grosso do Sul, Acre, Rondônia e Amazonas, além do interior de Mato Grosso. O contador já presidiu o Sindicato Estadual e o Conselho Regional de Contabilidade.

No ato de posse, o prefeito Wilson Santos reafirmou sua confiança no contador à frente da nova função. Ele lembrou que nesta quarta-feira completam-se cinco anos desde que o Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, sancionou projeto que criou a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), instrumento jurídico e tributário que define normas para gastos públicos nas esferas municipal, estadual e federal e sanções para quem desrespeitar seus preceitos. “A lei consistiu no maior avanço da estrutura administrativa do país. Ninguém pode gastar mais do que a receita prevê, nem promover elevações salariais arbitrárias”, lembrou.

Entre os aspectos citados pelo gestor com a LRF está a transparência nos gastos públicos, razão pelas quais instituições públicas de todo o país são obrigadas a fazer um rígido e minucioso controle de receita e despesa. “Aqui na prefeitura ratificamos o cumprimento dos princípios da eficácia, da legalidade, da eficiência, da razoabilidade, da economia, dentre outros”, destaca. Nesse aspecto, segundo o prefeito, quando o município procura enxugar a máquina e aplicar um programa de governo que contemple o povo, a figura do auditor-chefe é imprescindível para manter o funcionamento do erário em equilíbrio.

Luiz Mário agradeceu a confiança do prefeito depositada nele e disse que entre suas propostas para a pasta está o acompanhamento in loco do funcionamento da Prefeitura dentro e fora do Palácio Alencastro, bem como em órgãos vinculados à estrutura do Poder Executivo. “Fiquei muito honrado quando o prefeito precisava seguir o FHC,. iniciais dos princípios da fidelidade, honestidade e transparência. E, acrescento, o princípio da lealdade”, reforçou. O contador observae que um de seus desejos é a realização de concurso público para a admissão de novos auditores para atuar na Prefeitura de Cuiabá.

Ele fez questão de frisar que sua ida para a Auditoria Fiscal e Controle Interno não possui vínculo partidário, embora tenha amigos e familiares em várias siglas partidárias. De acordo com o auditor-chefe, embora tenha suas convicções políticas, os interesses da sociedade estão acima de qualquer agremiação. “Assumimos o compromisso de zelar pelo dinheiro público, como se fosse o nosso para que todas as ações do município possam ser canalizadas para o bem-estar da população”, ressaltou Luiz Mário.





Fonte: Redação/PMC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/341535/visualizar/