Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 01 de Maio de 2005 às 16:40

    Imprimir


O governo dos Estados Unidos disse neste domingo não estar surpreso com o lançamento de um míssil pela Coréia do Norte, já que "os norte-coreanos testaram mísseis antes".

"Parece que houve um teste com um míssil de curto alcance por parte dos norte-coreanos que caiu no mar do Japão", disse o chefe de pessoal da Casa Branca, Andrew Card, em entrevista à CNN.

"Não nos surpreende. Os norte-coreanos testaram mísseis antes.

Tiveram alguns erros", assegurou.

A agência de notícias sul-coreana Yonhap informou hoje que os serviços secretos da Coréia do Sul tinham confirmado o lançamento do míssil.

A informação da Yonhap, que supostamente foi fornecida por funcionários militares dos Estados Unidos a serviço da inteligência da Coréia do Sul, parece confirmar a notícia já adiantada por fontes norte-americanas citadas pela agência de notícias japonesa Kyodo.

Um porta-voz da Casa Branca garantiu à EFE que o governo americano defende uma solução negociada para o conflito norte-coreano.

A postura de diálogo dos EUA contrasta com as manobras na Coréia do Norte, que recorreu em outras ocasiões a este tipo de teste para mostrar sua postura frente às vozes de crítica.

O país asiático testou mísseis de curto alcance pelo menos três vezes em 2003, quando aconteceu um enfrentamento com a comunidade internacional devido a seu programa de armas nucleares.

A notícia do possível lançamento acontece alguns dias depois que um alto funcionário dos serviços de inteligência americanos assegurou no comitê do Senado que a Coréia do Norte tem capacidade para armar um míssil com armas nucleares.

Lowell Jacoby, diretor da Agência de Inteligência de Defesa, não especificou durante seu pronunciamento, na quinta-feira, se se referia a um míssil de curto alcance ou a um de longo alcance que pudesse chegar ao território americano.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/342179/visualizar/