Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 30 de Abril de 2005 às 07:51
Por: Nika Pereira

    Imprimir


A excelência na qualidade do Ensino Médio e o papel do coordenador pedagógico no processo de ensino e aprendizagem vêm sendo os principais assuntos debatidos em um seminário que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está realizando desde a última quarta-feira (27.04). O encontro, que tem como tema “O papel do Coordenador Pedagógico”, se encerra no final da tarde desta sexta-feira (29.04), e reuniu 440 coordenadores pedagógicos de todo o Estado.

Nesse período, estão sendo realizadas diversas palestras e dinâmicas em grupo, para levantar os principais problemas que os coordenadores têm enfrentado no desenvolvimento do trabalho pedagógico. Aprender e tomar decisões dentro da unidade escolar, no processo pedagógico, currículo, na formação dos professores e nas condições que os professores têm acesso ao aprendizado e biblioteca.

Nesta quinta-feira (28.4), as discussões continuaram com a palestra da professora doutora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Jorcelina Fernandes, que debateu o papel dos coordenadores pedagógicos. “Tem coisas que eles podem resolver ao curto prazo. Outras que não competem a eles e dependem das decisões do Governo, por meio da Seduc”, salienta.

Para a palestrante os coordenadores estão mais preocupados com o mundo da escola, em compreender os problemas e avançar nas soluções. E o melhor reflexo, segundo ela, é a aprovação significante de alunos na rede pública de ensino nas faculdades Estadual e Federal. “Isso comprova que estamos tendo uma melhoria do Ensino Médio. A partir de agora, temos que preparar o aluno, não para o mercado de trabalho e sim para o mundo do trabalho”.

Jorcelina destaca que à formação continuada desses profissionais devem ser priorizadas, porque são eles que estão à frente das ações desenvolvidas nas escolas, em todas as áreas. “A formação deficiente pode impedir o bom funcionamento da unidade escolar, por isso é preciso dar continuidade a essa formação, tendo como base três focos: o trabalho, ciência e cultura”, explica.

TROCA DE EXPERIÊNCIAS - A coordenadora da Escola Estadual Rainha da Paz, localizada no Vale do São Domingos (a 491 quilômetros de Cuiabá), Alaurides Ferreira destacou a importância do o encontro para o bom desempenho da unidade. “Sou coordenadora há quatro anos e sentia a necessidade de ter uma orientação por parte da Seduc, expor as minhas dúvidas e essa troca de idéias veio em boa hora”, disse ela.

Na Escola Estadual Júlio Mulher de Barra do Bugres (a 169 quilômetros de Cuiabá), o encontro deve trazer mudanças, foi o que ressaltou a coordenadora Luzia Maria Silva Peres. Como servidora da Educação há 18 anos, Luzia acredita a partir dessa capacitação tem que ser dada continuidade.

Durante as dinâmicas será feito um levantamento dos problemas detectados. Com questionários preenchidos pelos coordenadores, será possível traçar o perfil e ações desenvolvidas pelos profissionais em cada escola. Depois de concluído, os dados serão entregues para a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, o adjunto de Políticas Educacionais, Antonio Carlos Maximo, e a superintendente de Ensino e Currículo, Rita Menegão.





Fonte: Assesorial/seduc-mt

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/342458/visualizar/