Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 28 de Abril de 2005 às 14:33

    Imprimir


O Census Bureau, agência do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, divulga hoje (28) às 9 horas de Brasília relatório sobre o processamento de soja no país em março. Traders consultados pela Dow Jones esperam um aumento no volume esmagado ante fevereiro. Eles prevêem algo em torno de 148,7 milhões de bushels, ante 137,7 milhões de bushels no mês anterior. Em março do ano passado foram processados 129,6 milhões de bushels.

Commodities: USDA divulga relatório semanal de exportações O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulga hoje (28) seu relatório semanal das exportações americanas de soja e derivados, milho, trigo e algodão. O relatório sai às 9h30 de Brasília.

Açúcar: OMC anuncia decisão final sobre subsídios A Organização Mundial de Comércio (OMC) decide hoje se a União Européia infringiu normas internacionais com subsídios aos produtores de açúcar. A decisão é definitiva, sem possibilidade de recurso. O tribunal vai avaliar um recurso apresentado pela UE contra uma decisão de 2004, quando um painel julgou que os exportadores europeus de açúcar recebiam subsídios superiores ao permitido pelas normas do comércio, provocando queda no preço do produto no mercado mundial. Com isso, tornou-se impossível a concorrência para países como Brasil, Austrália e Tailândia, principais produtores de açúcar e autores das queixas.

Rodrigues vai ao Paraguai para reunião de Conselho do Agronegócio

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, participa até amanhã (29), em Assunção, Paraguai, da VI Reunião Ordinária do Conselho do Agronegócio do Sul (CAS). O conselho, criado em 2003, é formado pelos ministros do chamado Mercosul Ampliado (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, mais Chile e Bolívia) e tem por objetivo trabalhar em conjunto para que os países do bloco aumentem os investimentos nos programas zoofitossanitários. O pagamento de royalties sobre a soja transgênica pode ser discutido. No Rio Grande do Sul, a Monsanto chegou a um acordo com as principais entidades rurais do Estado - a Fetag não aderiu - para a cobrança de 1% sobre o valor da saca de soja na safra atual e 2% na próxima. A Argentina questiona o pagamento de royalties, já que a patente da tecnologia transgênica não foi registrada no País.

CMN: reunião ocorre hoje

O Conselho Monetário Nacional realiza sua reunião ordinária mensal hoje.

BC: ata do Copom será divulgada

O Banco Central (BC) divulga hoje às 8h30 a ata da reunião do Copom realizada nos dias 18 e 19, que elevou a Selic para 19,50%.

FGV: pesquisa define IGP-M de abril

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulga às 8h30 síntese do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) de abril pelo site www.fgv.br/dgd. Às 14h30, os técnicos da instituição concedem entrevista coletiva para comentar os dados, na sede da instituição no Rio. Às 16h a fundação divulga nota à imprensa sobre o indicador. As estimativas vão de 0,90% a 1,05%, com mediana de 0,90%.

IPC: indicador será comentado

A Fipe comenta em entrevista no final da manhã o IPC da terceira quadrissemana de abril, que ficou em 0,98%. Estimativas do mercado iam de 0,85% a 0,99%, com mediana em 0,90%.

Tesouro: resultado do governo central em março sai hoje

O secretário do Tesouro Nacional, Joaquim Levy, dá entrevista a partir das 15 horas para divulgar o resultado primário de março do Governo Central (Tesouro, Banco Central e Previdência Social). Mercado espera um superávit primário entre R$ 4,5 bi e R$ 7,4 bi.

Fiesp/Ciesp: INA será apresentado

Os diretores dos Departamentos de Economia do Ciesp, Boris Tabacof, e da Fiesp, Paulo Francini, divulgam à imprensa os resultados do Indicador de Nível de Atividade (INA) e Levantamento de Conjuntura referentes ao comportamento da indústria no mês de março no dia 28/04, às 11h.

Reforma tributária: Palocci e Rebelo com governistas

Os ministros da Fazenda, Antonio Palocci, e da Coordenação Política, Aldo Rebelo, recebem, a partir das 9 horas, os líderes da base governista para discutir a reforma tributária. A reunião será no Palácio do Planalto. Foi marcada depois de um acordo a que chegaram ontem os líderes partidários, na Câmara, para o encaminhamento da reforma.

Mínimo: seminário debate assunto e desenvolvimento

Com a presença, na sessão de abertura, dos ministros do Trabalho, Ricardo Berzoini, e do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Jacques Wagner, será realizado hoje e sexta-feira (dias 28 e 29) o Seminário "Salário Mínimo e Desenvolvimento". O evento será realizado no auditório do Instituto de Economia da Universidade de Campinas, e é promovido pelas seguintes instituições: Central Única dos Trabalhadores; Institutos de Economia da Unicamp e da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Associação Brasileira de Estudos do Trabalho; Dieese; e Programa de Estudos Latino-Americano da USP.

EUA: primeira estimativa do PIB sai às 9h30

O Departamento do Comércio dos EUA divulga a primeira estimativa do PIB do primeiro trimestre de 2005 nesta quinta-feira às 9h30 (de Brasília). A mediana das previsões de 21 economistas ouvidos em pesquisa Dow Jones/CNBC é um crescimento de 3,5% no primeiro trimestre (+3,8% no quarto trimestre de 2004, +4,0% no terceiro trimestre, +3,3% no segundo trimestre, +4,5% na média dos seis últimos trimestres).

EUA: dados de auxílio-desemprego saem às 9h30

Também às 9h30 (de Brasília), o Departamento do Trabalho divulga o número de pedidos de auxílio-desemprego feitos na semana até 23 de abril. A mediana das previsões de 14 economistas consultados é 322 mil pedidos, 26 mil a mais do que na semana anterior. Na semana até 16 de abril foram feitos 296 mil pedidos, 36 mil a menos do que na semana precedente. Caso a previsão dos economistas se confirme, a média das quatro semanas até 23 de abril será de 322.750 pedidos, de 330.250 nas quatro semanas até o dia 16.

EUA: Microsoft, Procter & Gamble e Bunge divulgam balanço

Os destaques da lista de empresas dos EUA que deverão divulgar informes de resultados financeiros do primeiro trimestre nesta quinta-feira são Bristol-Myers Squibb, Bunge Ltd., Comcast, Dow Chemical, Gateway, Georgia-Pacific, KLA-Tencor, Kellogg, Microsoft, Molson Coors Brewing, Nextel Communications, Northrop Grumman, Procter & Gamble, Raytheon, Unocal e Wendy's International.

NYSE: presidente da Gol vai tocar sino

O presidente da companhia aérea Gol, Constantino de Oliveira Júnior, estará hoje na Bolsa de Nova York. O executivo vai tocar hoje o sino no encerramento do pregão.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/342896/visualizar/