Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 27 de Abril de 2005 às 22:20
Por: Keite Camacho

    Imprimir


Brasília – A criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) depende de negociações entre os países que integram o Mercado Comum do Sul (Mercosul), afirma o assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia. "Seria muito importante que os Estados Unidos atentassem para esse fato de que nós não estamos negociando sozinhos, mas com Argentina, Uruguai e Paraguai. Estamos juntos com nossos sócios do Mercosul."

Segundo Garcia, a Alca tem agenda própria e as reuniões vão continuar. "O que vamos fazer é continuar defendendo as nossas posições". Ele informou que as divergências em relação à Alca estão sendo tratadas há muitos anos em fóruns competentes e, na última reunião, realizada em Miami, "houve reiteração por parte do Brasil e dos Estados Unidos de continuar as negociações".

A declaração de Garcia foi feita após a defesa da Alca pela secretária de Estado dos Estados Unidos, Condoleezza Rice, durante palestra sobre a política externa do seu país, no Memorial JK. Condoleezza disse que a Alca seria uma forma de unir 800 milhões de pessoas "do sul do Chile ao norte do Canadá numa comunidade livre". Segundo ela, a liderança do Brasil é fundamental para fazer avançar essa relação.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/343040/visualizar/