Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Terça - 26 de Abril de 2005 às 19:20

    Imprimir


Damasco - A Síria comunicou oficialmente à ONU a retirada "definitiva" de todas as tropas e agentes secretos que mantinha há 29 anos em território nacional libanês. Em carta remetida ao secretário-geral da ONU, Kofi Annan, o governo sírio ressalta que, com a retirada, cumpre a resolução 1559 do Conselho de Segurança e sugere ao organismo internacional que atue com determinação semelhante para que Israel também cumpra suas obrigações pendentes.

A missiva, assinada pelo ministro de Assuntos Exteriores sírio, Faruk Chara, foi entregue a Annan pelo embaixador sírio na ONU, Faisal Mikadad. "O governo da República Árabe Síria quer informar oficialmente que as tropas que mantinha no Líbano, a pedido deste país e sob mandado árabe, saíram definitivamente em 26 de abril de 2005, completando a retirada gradual iniciada há vários anos", afirma o documento.

Nesta noite, está previsto que Annan faça um relatório ao Conselho de Segurança sobre se Damasco cumpriu o estipulado na resolução 1559. Além disso, hoje chegará a Damasco uma equipe das Nações Unidas para verificar, em ambos os lados da fronteira, que a retirada síria é completa.

O governo sírio aproveita o texto para pedir à ONU, mais uma vez, que obrigue Israel a cumprir as resoluções internacionais e se retirar de todos os territórios árabes que conquistou após a guerra dos Seis Dias, de 1967. "Instamos o Conselho de Segurança a se esforçar com a mesma seriedade e determinação para aplicar o resto das resoluções pendentes".





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/343296/visualizar/