Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Terça - 26 de Abril de 2005 às 17:10

    Imprimir


Maywand, Afeganistão - Fazendeiros afegãos já começaram a colheita da produção de ópio deste ano, expondo os limites de uma ampla campanha de repressão e a despeito da insistência do presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, em dizer que o cultivo da droga teria caído sensivelmente. A notícia sobre a nova colheita ofuscou os informes sobre a detenção, nos Estados Unidos, de um afegão acusado de ser um dos maiores traficantes de heroína do planeta. O ópio serve de matéria-prima para a produção da morfina e da heroína.

Na manhã de hoje era possível observar fazendeiros colhendo resina de ópio da papoula plantada perto da principal rodovia que atravessa província sulista de Kandahar, uma região de cultivo crescente, atacada tardiamente pelas equipes americanas de erradicação.

Um alto funcionário do governo admitiu que isto é um revés na extensa luta das autoridades locais para impedir a entrada do dinheiro proveniente da venda das drogas. As plantações de papoula haviam sido praticamente erradicadas pelo regime fundamentalista islâmico Taleban (1996-2001).

A partir da queda do Taleban, no fim do 2001, a produção afegã de ópio voltou a crescer a índices alarmantes. Agora, mesmo com a presença de mais de 20.000 soldados estrangeiros no país, o Afeganistão é novamente o maior produtor de ópio do planeta.





Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/343327/visualizar/