Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Terça - 26 de Abril de 2005 às 06:31

    Imprimir


O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2005, ano base 2004, termina no próximo dia 29, sexta-feira.

Nas últimas horas, a Receita Federal tem recebido, em média, 1.380 declarações por minuto.

Receitanet 2005

É importante que o contribuinte baixe os dois programas na seqüência, já que é necessário reiniciar computador antes da utilização dos mesmos. Até as 17h desta segunda-feira a Receita já contabilizava 12,40 milhões de declarações ¿ volume 10% superior ao do mesmo período do ano passado. São esperados 20 milhões de documentos.

Só na sexta-feira foram entregues 562 mil documentos. Somente das 14h às 15h de hoje, 82 mil contribuintes enviaram sua prestação de contas ¿ média de 23 por segundo.

Pela Internet e telefone a entrega pode ser feita até às 20 h (horário de Brasília). Para os demais meios de entrega, o contribuinte deve observar o horário de expediente de bancos (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal) e Correios.

O contribuinte que ultrapassar a data limite estará sujeito a multa mínima de R$ 165,74, limitada a 20% do imposto devido. Deve prestar contas o contribuinte que obteve rendimentos sujeitos à tributação superiores a R$ 12.696 em 2004.

A Receita Federal recomenda que as declarações não sejam entregues nos últimos dias devido ao risco de congestionamento no sistema de recepção dos dados.

O supervisor nacional da Receita Federal faz um alerta. "Não deixe para a última hora para evitar problemas de superlotação na internet, embora a receita esteja preparada para um número maior de acessos nos últimos dias", afirmou. São esperados 2 milhões de declarações por dia.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/343540/visualizar/