Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 23 de Abril de 2005 às 15:37

    Imprimir


Bagdá - Uma série de explosões fez estremecer a capital iraquiana e outras partes do país neste sábado, deixando, ao todo, pelo menos 11 mortos e dezenas de feridos. Em um dos piores incidentes do dia, uma bomba explodiu em uma estrada pela qual passava uma caravana do exército iraquiano, matando nove soldados e ferindo outros 20, segundo a polícia.

Segundo o tenente Amed Abud, quando os soldados sobreviventes responderam à explosão abrindo fogo, o motorista do veículo - um civil - foi morto. O ataque aconteceu próximo à prisão de Abu Ghraib, que foi o centro de um escândalo de abusos a prisioneiros por parte das forças norte-americanas, no ano passado.

Pelo menos três explosões aconteceram em Bagdá. Outra bomba foi detonada em uma estrada movimentada que leva à perigosa via que vai para o aeroporto, informou o capitão da polícia Tamir Talib. Um iraquiano morreu e sete ficaram feridos, segundo uma fonte do hospital para onde as vítimas foram levadas.

No leste de Bagdá, dois policiais ficaram feridos quando uma bomba atingiu seu veículo, informou outro capitão da polícia, Mahir Abdelsatar.

Os militares norte-americanos disseram que suas forças encontraram uma bomba junto a uma estrada e realizaram uma explosão controlada.

Ainda neste sábado, um civil iraquiano morreu em outra explosão de bomba em uma estrada de Samarra, 95 quilômetros ao norte de Bagdá.

Na sexta-feira, um carro-bomba explodiu em uma mesquita cheia de pessoas em Bagdá, durante as orações do meio-dia. Doze pessoas morreram e 22 ficaram feridas, segundo fontes policiais e dos hospitais.

A violência de hoje faz parte de uma intensificação dos ataques rebeldes que têm deixado inúmeras vítimas nas últimas semanadas, pondo fim a uma calma relativa desde as eleições de 30 de janeiro, quando os iraquianos votaram em eleições históricas.

Os líderes iraquianos buscam formar um gabinete que inclua integrantes da minoria sunita, que representaria a força principal dos rebeldes.





Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/343906/visualizar/