Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 22 de Abril de 2005 às 20:25
Por: Cristiane Ribeiro

    Imprimir


Rio - Os 60 anos da aviação de caça brasileira foram lembrados nesta sexta-feira (22) com uma solenidade na Base Aérea de Santa Cruz, na zona Oeste do Rio de Janeiro. O vice-presidente da República e ministro da Defesa, José Alencar, participou do evento. A solenidade aconteceu no Memorial Senta a Pua (grito de guerra dos pilotos) projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em homenagem ao Primeiro Grupo de Aviação de Caça, que representou o Brasil na Segunda Guerra Mundial.

O dia 22 de abril de 1945 ficou marcado como o dia "D" da aviação brasileira, pois foi quando os pilotos brasileiros realizaram o maior número de missões na Itália, com 44 decolagens. Na guerra, 9 pilotos brasileiros morreram em combate.

Na solenidade, o comandante do grupo, brigadeiro Nero Moura, que morreu em 1994 e cujos restos mortais foram transferidos para um monumento no Memorial em 2002, foi homenageado com uma coroa de flores, depositada no monumento pelo vice-presidente José Alencar.

O veterano mais antigo, major brigadeiro José Carlos de Miranda Correa, de 86 anos, se emocionou ao lembrar da participação brasileira nos combates aéreos na Segunda Guerra. "Nós éramos pilotos experientes, muito melhores do que os outros, como os americanos, que tinham acabado de ser treinados. Então era natural que o grupo de caça brasileiro fosse muito melhor do que os outros esquadrões".

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma mensagem parabenizando a aviação de caça brasileira. Em um trecho, o presidente destaca que "é necessário lembrar o esforço dos pilotos e do pessoal de terra que se tornou o marco inesquecível da participação heróica do primeiro grupo nos céus da Itália e atribuir àquele punhado de jovens guerreiros todo o reconhecimento de várias gerações de um Brasil livre e soberano". Lula também lembra que "nascida em combate, em pleno conflito mundial, a Força Aérea Brasileira vem mantendo seu espírito nobre e aguerrido tornando-se uma referência de postura para um país que faz por merecer a devoção de cada um de seus filhos e filhas em todas as esferas de responsabilidade".





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/344087/visualizar/