Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 22 de Abril de 2005 às 17:55
Por: Priscilla Mazenotti

    Imprimir


Brasília - Os 35 médicos cubanos ligados ao programa Saúde da Família no Tocantins foram recontratados e já estão trabalhando nos pequenos municípios do estado. Os médicos haviam sido demitidos na semana passada por decisão da Justiça Federal.

Na última sexta-feira (15), 61 médicos embarcaram de volta para Cuba em avião enviado pelo governo daquele país. Os outros permaneceram no Brasil porque tinham vínculos familiares. Ao todo, 96 médicos cubanos foram demitidos.

De acordo com o secretário de Saúde do Tocantins, Gismar Gomes, os 35 médicos que voltaram ao trabalho estão com o emprego garantido até o final do ano, quando vence o contrato. Ele ressaltou que os contratos foram revalidados por causa da dificuldade de encontrar médicos brasileiros para trabalhar em cidades do interior.

"Essa é a hora do país pensar em criar critérios para os estudantes de medicina em universidades públicas brasileiras. Para que esses estudantes devolvam para o povo brasileiro alguns serviços como uma forma de reconhecimento pelo ensino gratuito que o povo criou para eles", disse o secretário de Saúde.

Para Gismar Gomes, o governo federal deve tomar providências para evitar que estudantes brasileiros que fazem medicina em Cuba enfrentem dificuldades. "Tivemos o cuidado de amenizar essa crise porque, de repente, se deportassem os médicos daqui por causa do exercício ilegal da profissão alguém poderia pensar que, se a faculdade de Cuba não presta para os cubanos trabalharem no Brasil, então também não serviria para os estudantes brasileiros aprenderem medicina lá".





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/344124/visualizar/