Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 19 de Abril de 2005 às 21:24
Por: Christiane Peres

    Imprimir


Brasília – Após participar de audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, o ministro da Saúde, Humberto Costa, rebateu as críticas feitas pelo líder do PFL na Câmara, Rodrigo Maia (RJ), de que o governo federal não estaria repassando recursos para as unidades de saúde na capital carioca.

O deputado Rodrigo Maia afirmou que o último repasse para o estado não foi feito. "Já se passaram 14 dias e o governo insiste em não repassar os recursos que são do município. São 28 unidades à espera dessa verba", disse. Segundo Humberto Costa, essa não é mais uma responsabilidade do ministério, mas da secretaria estadual. "Tendo sido apresentada a produção por parte do município e dos hospitais, esse pagamento é feito pela Secretaria Estadual. Pelo que ouvi do secretário não havia irregularidade em relação ao pagamento do Rio de Janeiro", relatou o ministro.

No dia 11 de março, o governo federal decretou estado de calamidade pública no sistema de saúde do Rio de Janeiro e assumiu a gestão de seis hospitais do estado. O ministro disse que não existe um prazo para o fim da intervenção, mas espera que seja rápido. "Eu espero que o desfecho desse processo seja o mais rápido possível. Mas para que isso aconteça, nós precisamos garantir que esses hospitais que foram requisitados funcionem bem. Temos que garantir que haja uma regulação no sistema de saúde do Rio de Janeiro e também uma estruturação mínima de um serviço de atendimento que monte uma rede de proteção a esses hospitais. Não creio que isso leve muito tempo", disse.

Desde o início da crise, o Ministério da Saúde constituiu uma equipe para acompanhar a situação no estado e buscar soluções. De acordo com os dados do ministério, R$ 328 milhões serão investidos na saúde do Rio de Janeiro. "O ministério vai apresentar à sociedade e à prefeitura do Rio de Janeiro uma proposta global do seria, do nosso ponto de vista, uma reestruturação completa do sistema de saúde. Para isso, nossos técnicos estão trabalhando numa proposta junto com a Secretaria de Estadual", explicou Costa.

Para Rodrigo Maia, o ministro se repetiu ao apresentar as ações desenvolvidas na intervenção federal na saúde do município. Segundo o deputado, a atual situação no Rio de Janeiro chega a ser pior do que há um mês. "Não houve melhora concreta e o pior é que não houve utilização de recursos novos. O que o governo está fazendo é deixar de pagar os recursos que são do Rio para usá-los em dispensas de licitação. O que nós queremos é que o governo cumpra o que vem dizendo para a sociedade: que vai investir muito na saúde do Rio de Janeiro."





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/345160/visualizar/