Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 18 de Abril de 2005 às 13:47
Por: ANA PAULA TAMIOZZO

    Imprimir


O líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado Mauro Savi (PPS), apresentou ao plenário da Casa, moção de congratulações, de caráter individual, aos profissionais da medicina, médica-cirurgiã Maria das Dores Gonçalves da Silva e médico-cirurgião Juliano Canavarros. Ele foi homenageado por ter exercido, por cinco anos, o cargo de diretor Clínico do Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande, com eficiência e brilhantismo. As proposições foram aprovadas por todos os parlamentares presentes a sessão.

A médica Maria das Dores foi parabenizada por ter assumido, no último dia 02 de abril, o cargo de Diretora Clínica do Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande, em substituição ao médico Juliano Canavarros. Ela foi escolhida para a missão pelos colegas profissionais e de trabalho que integram o Corpo médico do Pronto Socorro da cidade industrial.

A nova diretora é a primeira mulher mato-grossense a integrar o seleto grupo de componentes do Colégio Brasileiro de Cirurgia. Ela terá, administrativamente, a responsabilidade de comandar o funcionamento dos serviços de atendimento médico-hospitalar de emergência e urgência do hospital várzea-grandense, que atende uma média diária de 600 pacientes, o que corresponde a 18 mil atendimentos por mês.

Segundo a dra. Dôra, como é conhecida, as dificuldades que já vinham sendo rotineiramente superadas continuarão a ser resolvidas. “Isso somente será possível com o empenho de toda equipe de médicos e demais servidores do Pronto Socorro. Essa conduta , é um compromisso ético que impulsiona a vontade e o desejo do universo de profissionais ali destacados”, disse a médica.

Obesidade

Um trabalho muito importante, a cirurgia de gastroplastia, realizado no PSM de Várzea Grande, sob condução de uma equipe médica formada pelo cirurgiões Juliano Canavarros e Maria das Dores e mais um anestesista, terá continuidade com a nova administração setorial. A gastroplastia é um procedimento cirúrgico, que consiste na redução do estômago, realizado em pessoas portadoras de obesidade mórbida. A cirurgia é feita uma vez por semana, preferencialmente voltada para atender pessoas carentes. O SUS autoriza e contribui para a realização da cirurgia.

O mentor da idéia para a criação de um Centro de Atendimento ao obeso e ao ex-obeso é o deputado Mauro Savi, em trabalho conjunto com a ONG Renascer, devido à constatação da obesidade mórbida estar estreitamente associada às doenças como a diabetes, hipertensão arterial e artrite, todas restritivas a uma boa qualidade de vida e com elevados riscos para os seus portadores.

No Brasil os índices de sobrepeso, com preocupação médica, oscilam em torno de 45% a 50% da população brasileira, com pequenas variações de regiões e Estados. Mas, o maior índice de concentração está entre as pessoas de 20 a 40 anos. As mulheres representam 65% dessa parcela de obesos. Outra grande preocupação com a doença é com relação ao universo infantil. Nesse contingente populacional o mal, nos últimos dez anos, tem apresentado crescimento entre 5 a 15%.

Savi afirma que males como esse devem ter atenção especial dos governantes. “Temos que criar mecanismos permanentes para tender essas pessoas, como está acontecendo no PSM de Várzea Grande. Essa enfermidade, salvo honrosas exceções, ainda não é tratada com a importância e quantidade devida pelo setor de saúde pública. Isso causa enormes sofrimentos aos doentes e seus familiares, pois há retardamento na aplicação do tratamento. Em alguns casos essa situação leva o paciente à morte”, lamenta o deputado.

O segredo da gastroplastia é simples: com a diminuição do tamanho, o estômago enche-se rapidamente, transmitindo ao cérebro a mensagem de saciedade, fazendo, em consequência, a pessoa comer bem menos do que anteriormente. A perda de peso nos primeiros dias após a cirurgia acontece rapidamente, ocorrendo depois uma evolução mais lenta.

A adaptação ao novo regime alimentar é ponto crucial no processo pós-operatório. É recomendado complementarmente acompanhamento psicológico. As técnicas cirúrgicas e acessórias foram aperfeiçoadas nos últimos anos, o que garante mais segurança e confiabilidade ao ato cirúrgico.

Segundo informações disponíveis, um dos procedimentos operatórios mais utilizados no momento é o da gastroplastia vertical com bandagem - colocação de uma cinta fixa para regular a saída de alimento da minúscula bolsa a que fica reduzido o estômago. A gastroplastia, independente da técnica empregada, é indicada apenas nos casos de obesidade mórbida, em que a saúde é afetada e todos os recursos para emagrecimento foram esgotados, como dietas alimentares ou tratamento médico para a inibição do apetite.





Fonte: Assessoria de Gabinete

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/345543/visualizar/