Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 18 de Abril de 2005 às 13:28

    Imprimir


Os homens que tomam remédios para reduzir o colesterol por períodos mais prolongados têm menos probabilidades de desenvolver formas avançadas do câncer de próstata, informou hoje uma equipe de pesquisadores.

Os cientistas das universidades Johns Hopkins (Maryland) e Harvard (Massachusetts) analisaram a informação de mais de 30 mil médicos e especialistas em saúde ao longo de dez anos e determinaram que a administração dos remédios conhecidos como estatinas não reduziu o desenvolvimento da forma adiantada, e curável, do câncer de próstata.

Mas também verificaram que quanto mais tempo os homens tinham tomado estatinas menos eram as probabilidades de que desenvolvessem o câncer de próstata avançado.

Os pesquisadores apresentaram seu estudo hoje em reunião anual da Associação Americana de Estudo do Câncer, realizada em Anaheim (Califórnia).

"Constatamos que os homens que tomam estatinas reduziam pela metade seu risco do mal avançado", disse Elizabeth Platz, professora da Escola Bloomberg de Saúde Pública, em Johns Hopkins, e o Centro Kimmel do Câncer.

Outros estudos já tinham vinculado o uso de estatinas com menores riscos de sofrer câncer de próstata e outros tipos, como o câncer de mama e de cólon, mas este é o primeiro que relaciona uma redução do risco de câncer de próstata avançado com o tempo que se rastreou o remédio usado antes de os participantes contraírem a doença.

Platz advertiu que "são necessários estudos mais amplos que confirmem estes resultados, mas ficam no ar algumas perguntas importantes como, por exemplo, quais são os processos bioquímicos capazes de vincular as estatinas com o menor desenvolvimento do câncer de próstata".

Este é o câncer mais comum nos Estados Unidos, e as autoridades médicas calculam que neste ano mais de 232 mil homens serão diagnosticados com a doença e mais de 30 mil morrerão em decorrência dela.

Depois do câncer de pulmão, o de próstata é a causa principal de mortes por câncer entre os homens. Um homem que não fuma tem mais probabilidades de desenvolver câncer de próstata que de pulmão, cólon, bexiga, pele, boca e rim juntos.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/345558/visualizar/