Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 18 de Abril de 2005 às 12:33

    Imprimir


Os números do Sindan (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal) confirmam que Mato Grosso detém hoje o maior rebanho bovino do País com cerca de 27 milhões de cabeças contra 25 milhões em Mato Grosso do Sul. Conforme o órgão, o Estado vizinho tem demanda para 27,5 milhões de doses – o maior volume de vacinas registradas para este ano.

Pelas estatísticas de demandas para 2005 do Sindan, as autoridades sanitárias de Mato Grosso encaminharam pedidos de volume de 5,5 milhões de doses para a etapa de fevereiro, de 12 milhões para maio e de 27,5 milhões para novembro. Dados da Central de Selagem de Vacinas, órgão constituído em parceria entre o Sindan e o Mapa (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento), indicam que até o início de março foram comercializadas cerca de 36 milhões de doses.

Deste total, pelo menos 5,5 milhões de doses já foram adquiridas pelos pecuaristas mato-grossenses, já que o calendário vacinal no Mato Grosso está dividido em três etapas, sendo a primeira realizada em fevereiro com a obrigatoriedade de imunização dos rebanhos bovinos e bubalinos de zero a 12 meses. O ponto alto da vacinação no primeiro semestre ocorre em maio, quando haverá vacinação no Acre, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso (já a segunda etapa), Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, São Paulo, Sergipe e Tocantins, quando a comercialização chega a 116 milhões de doses.

O Sindan informa que o Brasil possui capacidade de produção superior a 500 milhões de doses por ano e os laboratórios fabricantes trabalham com estoques superiores a 40 milhões/doses, atendendo exigência do Mapa. Neste momento, o estoque conta com cerca de 100 milhões de doses de vacinas contra Febre Aftosa.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/345575/visualizar/