Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 18 de Abril de 2005 às 06:56

    Imprimir


A delegada substituta Regional do Trabalho, Marilete Bulinari Girardi, aponta como principais problemas da usina de destilação de álcool (Alcopan) as condições precárias de acomodação dos trabalhadores. Diz que as instalações no alojamento são inadequadas, mais gravemente, pela superlotação e falta de ventilação. Os banheiros são insalubres. A água não é potável e a comida é oferecida sem higiene. Acrescenta que há atraso salarial, com cobranças de taxas abusivas e não pagamentos de direitos trabalhistas em casos de rescisão contratual. Relata também que a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) não funciona e o atendimento médico é precário.

Anualmente, diz, chegam novos trabalhadores, principalmente do Nordeste, para trabalhar na empresa. Conta que a rotatividade é muito grande em decorrência das condições oferecidas. Por isso, nem mesmo os moradores de Poconé, onde fica a Alcopan, se interessam pelo trabalho no local. "Eles vêm com promessas de trabalho e bons salários. Mas quando chegam aqui se deparam com instalações precárias". A delegada denuncia ainda que os empregados são aliciados por "gatos", que os conduzem por estradas clandestinas até a empresa.

A delegada explica que nestes anos a empresa fez apenas "maquiagem", tendo em vista que em todas fiscalizações é autuada e que sempre há denúncia de trabalhadores saídos de lá. "Muitos saem sem dinheiro para voltar ao estado de origem. Em geral fazemos intermediação para o pagamento de direitos trabalhistas".

O administrador da Alcopan, Carlos Zulli, nega todas as acusações. Diz que as solicitações da DRT já foram ou estão sendo cumpridas. Como exemplo cita a reforma nos alojamentos da usina. Quanto aos salários, afirma que o pagamento é equivalente a outras empresas. Justifica que os moradores de Poconé resistem ao trabalho lá porque estão acostumados ao garimpo e pecuária. Diz ainda que a contratação de imigrantes é comum e regular. Defende que os próprios trabalhadores elogiam a comida oferecida pela Alcopan. (GL)




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/345759/visualizar/