Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 17 de Abril de 2005 às 07:26
Por: José Ramos

    Imprimir


Brasília - A Polícia Federal deverá iniciar nesse domingo uma operação preventiva em Roraima para evitar manifestações violentas contra a homologação da reserva indígena Raposa Serra do Sol. Neste sábado, dezenas de policiais federais de diversos Estados foram deslocados para Roraima, para compor a força-tarefa. Hoje já foram realizadas manifestações pacíficas contra a criação da reserva, mas os policiais temem que no domingo os manifestantes tentem bloquear estradas do Estado.

A Polícia Rodoviária Federal também enviou agentes para auxiliar os policiais federais na manutenção das rodovias abertas. Os policiais deverão ocupar posições estratégicas no Estado, em áreas onde há maior probabilidade de manifestações.

A reserva foi demarcada na última sexta-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, imediatamente após o Supremo Tribunal Federal rejeitar as ações contrárias à demarcação. Lula surpreendeu a todos antecipando a assinatura do decreto e evitando as manifestações contrárias ao ato.

A reserva, de 1,7 milhão de hectares, fica no norte de Roraima e é habitada por cerca de 15 mil índios. A polêmica em torno da Reserva se arrastava há mais de 20 anos. O governo anunciou que não pretende adotar nenhuma ação imediata de retirada dos brancos que ocupam a área. Os plantadores de arroz que ocuparam a área após a demarcação, em 1998, deverão ser retirados no prazo de um ano.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/345900/visualizar/