Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 16 de Abril de 2005 às 08:57

    Imprimir


Os sinais de fumaça sobre a Capela Sistina, que dirão ao mundo se um novo papa foi ou não eleito, devem aparecer por volta das 7 horas e das 14 horas (horários de Brasília) a cada dia de votação, anunciou o Vaticano neste sábado. O porta-voz Joaquin Navarro-Valls disse a jornalistas, no último contato antes do início do conclave dos cardeais, na segunda-feira, que o Vaticano está confiante que o esquema de segurança de alta tecnologia manterá os procedimentos em segredo. Ele afirmou que os horários para os sinais de fumaça são "puramente aproximados" e reiterou que quando o novo papa for escolhido os sinos da Basílica de São Pedro irão soar acompanhando a fumaça branca para que não haja confusão.

O conclave começa na segunda-feira às 11h30 (horário de Brasília) quando 115 cardais elegíveis entrarem na capela e fizerem um juramento de segredo e fidelidade às regras que governam velho ritual de eleição papal.

Eles decidirão naquela tarde se farão a primeira votação na noite de segunda-feira ou se esperarão até a manhã de terça-feira. Caso não escolham um novo papa em três dias, poderão fazer uma pausa por até um dia para orações e reflexões. Isso poderá acontecer na quinta ou na sexta-feira.

Navarro-Valls também disse que nos 12 encontros formais após os quais os cardeais elegeram o papa João Paulo 2o. nenhum nome apareceu como favorito ao pontificado.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/346156/visualizar/