Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 15 de Abril de 2005 às 23:55

    Imprimir


A alfabetização de trabalhadores está de volta ao setor da Construção em Cuiabá. Uma sala de aula com 16 alunos, todos trabalhadores da Construtora Concremax, foi aberta em março. As aulas estão previstas até o mês de agosto, sempre quatro dias por semana. A assistente social do Sindicato das Indústrias da Construção (Sinduscon-MT), Osmarina Félix, ressalta que o programa envolve parceria com o Sesi, dentro do projeto “Por um Brasil alfabetizado”.

Como os trabalhadores são de canteiros de obras diferentes, a Concremax preferiu reuní-los em uma sala de aula de escola pública, no bairro Santa Izabel, após acordo com a Secretaria Municipal de Educação. A construtora fornece lanche e vale transporte. Já o Sesi disponibiliza o professor. Cada aula tem a duração de 2h30.

Osmarina ressalta que outras construtoras que queiram abrir turmas dentro do programa “Por um Brasil alfabetizado” podem entrar em contato com o Sinduscon, pelo telefone 627-3020. Cada turma precisa ter entre 15 e 25 alunos.

“Mas, se a construtora tiver menos de 15 trabalhadores que precisam ser alfabetizados, nada impede que se una a outra empresa para formar a sala de aula”, enfatiza. Pela programação do projeto em Mato Grosso, novas turmas poderão ser abertas em setembro, mas as empresas interessadas já devem procurar o sindicato para que haja melhor noção da demanda.

O projeto “Por um Brasil alfabetizado” substitui outro programa de educação, que garantiu a alfabetização de dezenas de trabalhadores na década de 90: o “Alfabetizar é construir”. Embora tenham semelhanças, a grande diferença é que o programa atual não é restrito ao setor da Construção, podendo ser acessado por empresas de ramos diversos.

O presidente do Sinduscon, Adilson Valera Ruiz, destaca a preocupação do setor com a qualidade de vida do trabalhador: “A alfabetização é um passo decisivo e fundamental para que o trabalhador consiga caminhar na estrada da qualificação profissional”, realça.





Fonte: Assessoria/Sinduscon

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/346237/visualizar/