Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 15 de Abril de 2005 às 23:00

    Imprimir


A arrecadação federal somou 27,989 bilhões de reais em março, o maior volume já registrado no mês, impactada mais uma vez, segundo a Receita Federal, pelo crescimento econômico e pela "eficiência da administração tributária".

Na comparação com março do ano passado, a arrecadação cresceu 6,43 por cento em termos reais. No acumulado do ano, as receitas somaram 85,638 bilhões de reais, valor também recorde e 5,14 por cento superior ao arrecadado no primeiro trimestre de 2004, em termos reais.

Ao comentar os dados, o secretário-adjunto da Receita Federal Ricardo Pinheiro afirmou que o fato de a arrecadação ter batido mais um recorde "não quer dizer nada". Ele defendeu que discussões sobre elevação na arrecadação sejam contextualizadas com as metas fixadas no orçamento e com as necessidade de investimento do país.

"Não se pode chamar de vilão quem cumpre metas estabelecidas pelo governo...quem cumpre suas obrigações", afirmou Pinheiro a jornalistas.

O secretário-adjunto disse estar fazendo um "mea culpa" pelo fato de, no passado, ter estimulado a ênfase dada aos recordes de arrecadação. "Pode até se falar em recorde, mas dentro de um conceito tecnicamente preciso."

Os comentários da Receita ocorrem em um momento em que o governo tem sido criticado por manter a carga tributária em patamares elevados. Este mês, o Ministério da Fazenda sofreu uma dura derrota no Congresso, onde foi rejeitada proposta de elevar a tributação a prestadores de serviço.

Em março do ano passado, a arrecadação somou 26,298 bilhões de reais em valores corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. No primeiro trimestre de 2004, as receitas foram de 81,454 bilhões de reais.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/346248/visualizar/