Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 15 de Abril de 2005 às 15:55
Por: Fabíola Salvador

    Imprimir


Brasília, 15 - Veterinários americanos que inspecionaram, nos últimos dias, 16 frigoríficos e 10 laboratórios de nove estados apontaram deficiências no sistema brasileiro de inspeção e fiscalização de produtos de origem animal. A informação consta em relatório preliminar entregue ao secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Gabriel Maciel. "Agora, temos um prazo de 60 dias para fazer os ajustes recomendados pelos Estados Unidos", comentou. A missão veterinária do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) concluiu hoje a auditoria.

Entre as deficiências constatadas pela missão, está a falta de um programa permanente de capacitação de pessoal de fiscalização e de laboratório, informou Maciel. Os técnicos do USDA apontaram ainda a necessidade de compatibilizar os sistemas de análises de resíduos dos dois países. "Nós usamos a urina dos animais para fazer o exame, e os Estados Unidos, o fígado. Precisamos nos adequar ao procedimento adotado por eles", afirmou o secretário. Nas últimas cinco semanas, a auditoria foi feita nos frigoríficos que exportam carne cozida para os EUA.

O relatório final da auditoria só será concluído depois que o Brasil enviar as respostas para todos os questionamentos, indicando as providências adotadas pelo ministério. De acordo com Maciel, o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, vai discutir a relatório preliminar da missão com o seu colega norte-americano, Mike Johanns, na próxima semana, em Washington. (segue)





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/346370/visualizar/