Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 14 de Abril de 2005 às 10:46
Por: ANTONIO PERES PACHECO

    Imprimir


Em reconhecimento à excelência de suas atuações, policiais militares que mais se destacaram em operações durante o mês de março foram homenageados nesta quarta-feira (13.04). As homenagens foram prestadas durante a formatura geral dos batalhões e companhias especiais da PM subordinadas ao Comando de Policiamento Metropolitano. O evento, que é realizado mensalmente, reuniu cerca de mil policiais militares no Ginásio de Esportes Verdinho, no bairro Morada da Serra, em Cuiabá.

A solenidade, acompanhada pelo comandante geral da Polícia Militar, coronel Leovaldo Emanuel Sales da Silva, contou ainda com as presenças dos secretários estaduais, Joaquim Sucena, da Casa Civil e coronel Orestes Teodoro de Oliveira, da Casa Militar; do deputado Carlos Brito, da vice-prefeita de Cuiabá, Jacy Proença, líderes comunitários e todos os oficiais responsáveis pelos comandos de área da Capital.

Durante a solenidade, além das moções elogiosas recebidas por soldados, cabos, sargentos, aspirantes e oficiais, o comandante do Comando Regional 1 (Comando de Policiamento Metropolitano), coronel Campos Filho, apresentou um rápido balanço sobre o desempenho da Polícia Militar na região metropolitana da Capital nos últimos dois meses.

O coronel destacou a queda nos índices de homicídio, de assaltos e roubos. Os números mostram ainda que houve uma estabilização nos casos de furtos no comércio e residências. Os números positivos apresentados, segundo o coronel Campos Filho, são uma conseqüência direta da presença permanente da Polícia Militar nas ruas e da melhoria no sistema de policiamento ostensivo nas áreas de maior movimento e nos bairros identificados como os mais violentos dos centros urbanos da região metropolitana.

Exibindo dados de uma pesquisa feita Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea), divulgada pela revista Época, o coronel Campos Filho também chamou a atenção para o fim do mito de que Cuiabá estaria condenada a condição de terceira capital mais violenta do Brasil. A pesquisa indica que, Cuiabá ocupa a sexta posição entre as cidades, com mais de 400 mil habitantes, que mais reduziram os riscos de homicídio por grupo de 100 mil moradores entre 2000 e 2003. Na capital de Mato Grosso, esse risco caiu 33,55% no período pesquisado.

A vice-prefeita de Cuiabá, Jacy Proença reconheceu uma “evolução bastante positiva” no trabalho da Polícia Militar na Capital. “Essa homenagem que agora recebem os policiais militares é um reconhecimento, não apenas dos comandantes da PM, mas de toda a sociedade cuiabana, de que estão no caminho certo da dedicação, no caminho do bem. E por mais contraditório que possa parecer, a nossa espera que a Polícia Militar siga combatendo a violência com rigor e igual dose de amor”, disse a vice prefeita. O secretário chefe da Casa Civil, Joaquim Sucena, destacou a presteza e a eficiência com que a PM tem atuado. “É cada vez mais evidente o respeito com que a PM de Mato Grosso vem tratando os cidadãos. Há uma preocupação dos policiais em atender bem a qualquer um que deles precisem. Ainda que a mídia pouco ou nada valorize esse aspecto da atuação policial, a população percebe, sente e reconhece o trabalho que a corporação está fazendo”, salientou Sucena.

O deputado Carlos Brito enfatizou, por sua vez, a política de valorização da qualificação profissional dos policiais militares e os investimentos que o Governo do Estado tem feito para modernizar e equipar as forças de segurança pública de Mato Grosso. “Os índices de criminalidade seguem em declínio graças à qualificação, eficiência e dedicação dos policiais, desde o soldado até o mais graduado oficial. A população da região metropolitana da Capital só tem a agradecer, pois temos certeza que, em pouco tempo, Cuiabá não estará na sexta posição entre as cidades menos violentas, e sim, liderando esse ranking”, destaco o parlamentar.

ORGULHO - O comandante geral da PMMT, coronel Leovaldo Sales aproveitou a formatura geral dos comandos de policiamento de área da região metropolitana de Cuiabá e das companhias especializadas, para externar seu reconhecimento à colaboração que vem recebendo da corporação no processo implementação da nova política de atuação da Polícia Militar.

O coronel salientou que está satisfeito com o desempenho apresentado até agora pela PM em todo o Estado. “Eu tive, um dia, o sonho de comandar um PM que reconhecesse o seu próprio valor e que fosse rigorosa e intolerante com a criminalidade, e os números provam que tem sido assim, mas, que também fosse uma PM que tivesse orgulho de ser uma polícia cidadã, protetora e promotora dos direitos do cidadão, como os testemunhos que temos aqui indicam que essa já uma marca de nossa PM. Por isso, externo aqui meu agradecimento a cada policial que tem contribuído para que a população confie e respeite cada vez mais nossa corporação”, pontuou o coronel Sales.




Fonte: ASSESORIA /PM- MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/346754/visualizar/